Mundo

Este é o maior cemitério do mundo. E está superlotado

Em razão da violenta guerra contra o Estado Islâmico, o ritmo de enterros diários no chamado “Vale da Paz”, no Iraque, saltou de 120 para 200 nos últimos anos


	Vale da Paz, o maior cemitério do mundo: localizado em Najaf, local abriga mais de 5 milhões de covas
 (REUTERS/Alaa Al-Marjani)

Vale da Paz, o maior cemitério do mundo: localizado em Najaf, local abriga mais de 5 milhões de covas (REUTERS/Alaa Al-Marjani)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de setembro de 2016 às 07h00.

São Paulo – O maior cemitério do planeta está ficando sem espaço. Localizado no Iraque, mais especificamente na cidade de Najaf (160 quilômetros de Bagdá), o Vale da Paz (em árabe Wadi al-Salam) está superlotado em decorrência da violenta guerra contra o grupo Estado Islâmico (EI).

Embora o exército tenha conseguido frear os avanços do EI nos últimos meses, a luta pela derrota do grupo, que hoje controla Mosul, segunda maior cidade iraquiana, está sendo dolorosa para o país e os reflexos disso são evidentes na movimentação atual observada no cemitério.

Em 2011, pouco antes da ascensão e consolidação do EI em solo iraquiano, o ritmo de enterros no Vale da Paz era de no máximo 120 por dia. Agora, são registrados até 200 eventos como esse, revelou à Reuters o historiador encarregado do cemitério Jihad Abu Saybi.

De acordo com informações da Unesco, que avalia o local como potencial patrimônio cultural da humanidade, Wadi al-Salam ocupa 13% da área de Najaf, mede 917 hectares e conta com mais de 5 milhões de covas.

Suas dimensões impressionantes estão diretamente relacionadas à relevância histórica que representa para os seguidores do islamismo. Segundo cemitério islâmico da história, é lá onde estão enterradas figuras importantes dessa religião, como Imam Ali Ibn Abi Talib, o “príncipe dos fieis” e genro de Maomé.

Najaf, por sua vez, é uma das cidades mais importantes para os árabes xiitas e um dos centros de poder dos xiitas no Iraque. Capital da província de Najaf, é lar de 1,3 milhão de pessoas e oitava maior cidade do país em tamanho da população.

Acompanhe tudo sobre:Ataques terroristasEstado IslâmicoGuerrasIraqueIslamismoReligiãoSíriaTerrorismo

Mais de Mundo

Exército de Israel ordena novas evacuações no sul de Israel

Após conversar com chanceler de Maduro, Amorim recebe representantes da oposição neste sábado

Eleições na Venezuela: campanha de Maduro é onipresente, com drones, filme e horas na TV

Trump critica democratas durante encontro com Netanyahu na Flórida

Mais na Exame