Dale Mortensen foi anunciado hoje como um dos vencedores do Nobel de Economia (Martin Dam Kristensen)
Da Redação
Publicado em 11 de outubro de 2010 às 17h25.
Chicago - Levará um certo tempo para que os níveis do emprego voltem ao normal nos Estados Unidos, advertiu Dale Mortensen nesta segunda-feira, depois de ser premiado com o Nobel de Economia por sua participação em análises dos mercados de trabalho.
Apesar de existirem alguns fatores estruturais para que o desemprego se mantenha em níveis historicamente altos, Mortensen assinalou que o verdadeiro problema são os "mercados de capitais disfuncionais".
"O problema é que não se pode resolver esta questão simplesmente manipulando as taxas de juros. É uma complicada cadeia de geração de confiança e esperança no futuro", afirmou.
Os governos têm a capacidade de reduzir a fricção nos mercados trabalhistas normais, mas essa capacidade para influir sobre os mercados com distorções é limitada, alerta o economista.
"Houve algumas ações governamentais enérgicas, particularmente no relacionado a mercados financeiros, sobre a maneira que o sistema do Federal Reserve adotou uma série de medidas", afirmou.
A crise de 2008 levou a demissões em massa e a uma aguda queda da criação de empregos. Apesar da recessão oficialmente ter terminado em junho de 2009, a economia continua eliminando postos e a taxa de desemprego permaneceu em 9,6% em setembro.
Mortensen prognosticou que o desemprego se manterá alto já que as empresas continuarão a ter dificuldades para obter crédito para financiar sua expansão e que a confiança dos consumidores continua baixa.
"O tempo que vai durar, isso é tema de especulação, mas levará algum tempo", concluiu.
Leia mais sobre empregos
Siga as últimas notícias de Mundo no Twitter