Acordo de paz rendeu o Nobel para Juan Manuel Santos em 2016: do total de concorrentes em 2017, 215 são indivíduos e 103 são organizações (John Vizcaino/Reuters)
EFE
Publicado em 2 de março de 2017 às 21h37.
Copenhague - O Prêmio Nobel da Paz deste ano tem 318 candidatos, o segundo número mais alto da história, informou nesta quinta-feira o Comitê Nobel da Noruega.
O prêmio só teve mais candidatos no ano passado, quando chegou ao recorde de 376 indicados. Do total de concorrentes em 2017, 215 são indivíduos e 103 são organizações.
Segundo o testamento do sueco Alfred Nobel, criador do prêmio, podem ser designados candidatos ao Nobel da Paz catedráticos de universidades de Direito, História e Ciências Políticas, parlamentares, antigos laureados e membros de tribunais internacionais, entre outros.
O Comitê Nobel da Noruega somente publica o número total de candidatos e não confirma os nomes.
O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, foi o vencedor do prêmio no ano passado por seus "decididos esforços" para levar a paz ao país após 52 anos de conflito armado.
O Nobel da Paz, cujo vencedor será anunciado em outubro, é o único que não é entregue em Estocolmo, mas sim em Oslo, por desejo expresso de Alfred Nobel.