Mundo

No Vaticano, papa Francisco completa 79 anos

Jorge Mario Bergoglio é o primeiro papa latino-americano e também o primeiro jesuíta


	Papa Francisco: Jorge Mario Bergoglio é o primeiro papa latino-americano e também o primeiro jesuíta
 (REUTERS/Max Rossi)

Papa Francisco: Jorge Mario Bergoglio é o primeiro papa latino-americano e também o primeiro jesuíta (REUTERS/Max Rossi)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2015 às 07h29.

Cidade do Vaticano - O papa Francisco completa nesta quinta-feira 79 anos, a menos de quatro meses de se completar três anos de seu pontificado e em um dia no qual o Vaticano não programou nenhum ato oficial.

Jorge Bergoglio (Buenos Aires, 1936) rezou, como todo dia, a missa na capela de Santa Marta às 7h (horário local, 4h em Brasília) e durante o resto do dia continuará com suas obrigações como chefe da Igreja Católica.

Amanhã deve presidir a abertura da Porta Santa da Caridade em uma das sedes da organização Cáritas em Roma, um ato que faz parte do calendário do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que começou no dia 8 de dezembro e que terminará no dia 20 de novembro de 2016.

Ontem, durante a tradicional audiência na Praça de São Pedro, os fiéis que ouviram o papa aproveitaram para parabenizá-lo antecipadamente e fazer-lhe uma festa com dança, cânticos e um bolo.

No ano passado, seu 78º aniversário coincidiu com a audiência geral e mais de 7.000 dançarinos de tango fizeram uma apresentação para o papa.

Jorge Mario Bergoglio é o primeiro papa latino-americano e também o primeiro jesuíta.

Atual máximo representante da Igreja Católica é o pontífice de número 266 e substituiu Bento XVI, primeiro papa da Era Moderna que renunciou ao pontificado.

Graduou-se em Ciências Químicas, mas optou pelos estudos eclesiásticos e em 11 de março de 1958 ingressou no noviciado da Companhia de Jesus.

No dia 13 de março de 2013 foi eleito papa no segundo dia de conclave e na quinta apuração, e escolheu para seu pontificado o nome de Francisco e o lema "Miserando atque eligendo" ("Olhou-o com misericórdia e o escolheu").

Desde então, iniciou um processo de reforma das estruturas da Cúria, com atenção especial para a parte econômica e financeira.

Acompanhe tudo sobre:Igreja CatólicaPaíses ricosPapa FranciscoPapasVaticano

Mais de Mundo

Exército sudanês recupera cidade-chave controlada por paramilitares

Extrema direita alemã expõe seus planos radicais às vésperas das eleições

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia

México vai enviar reforços aos EUA para combate incêndios em Los Angeles