Nissan Leaf é eleito carro do ano no Japão

Pela primeira vez um automóvel elétrico vence a premiação, que já conta com 32 edições

São Paulo - O Nissan Leaf recebeu o título de carro do ano 2011 no Japão, na última segunda-feira. Pela primeira vez um automóvel elétrico vence a premiação, que já conta com 32 edições. O anúncio foi feito durante o Salão do Automóvel de Tóquio.

O Leaf ganhou 257 pontos. Os jurados destacaram três características principais do modelo, que garantiu o título. São elas: ótimo desempenho do motor elétrico, conforto de condução e dirigibilidade e baixo de nível de ruído.

Também ficaram no páreo o Ford C-Max e Grand C-Max, que juntos tiveram 224 pontos, o Citroën C3 e DS3, com 175 pontos, o Volvo S60 e V60, com 145 pontos e o Dacia Duster (a versão europeia do Renault Duster), que fez 132 pontos.

"Nós vendemos 20 mil Nissan Leaf e também cumprimos nossa promessa de preços acessíveis à mobilidade de emissão zero em uma escala global. Esses prêmios mostram que veículos de emissão zero podem ser claramente alternativas competitivas para os convencionais", declarou o presidente e CEO da Nissan, Carlos Ghosn.

Lançado em 2010, o Leaf é 100% elétrico e produzido em grande escala. Ainda no ano passado, o modelo já havia sido eleito o carro europeu de 2011 por 57 representantes de 23 países do continente.

O modelo tem baterias de íon-lítio com potência superior a 90 kw, devido a isso consegue atingir até 145 km/h e autonomia de 175 quilômetros em uma mesma recarga. Em relação ao conforto, o Leaf não perde para modelos tradicionais. Possui sistemas de travagem, ar condicionado, navegação por satélite, câmera de estacionamento e computador de bordo.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.