Mundo

Netanyahu afirma que Israel estava preparando ataque ao Irã desde novembro de 2024

Plano inicial era Israel atacar o programa nuclear iraniano no final de abril de 2024, mas a operação foi adiada

Benjamin Netanyahu: o primeiro-ministro de Israel revelou detalhes sobre o ataque planejado ao programa nuclear iraniano (Oliver Contreras/AFP)

Benjamin Netanyahu: o primeiro-ministro de Israel revelou detalhes sobre o ataque planejado ao programa nuclear iraniano (Oliver Contreras/AFP)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 13 de junho de 2025 às 12h42.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou na sexta-feira, 13, que deu a ordem para atacar o programa nuclear iraniano em novembro de 2024 e que o plano inicial de Israel era realizar os ataques no final de abril deste ano, embora tenha sido adiado.

"A ordem veio logo após o assassinato de Nasrallah (líder do Hezbollah, Hassan)", disse o presidente em uma mensagem de vídeo em hebraico após os eventos das últimas horas.

Netanyahu não deu razões específicas para o atraso nos planos de ataque, embora a mídia israelense indique que as negociações entre Washington e Teerã sobre o programa nuclear iraniano começaram em abril, justamente quando, segundo o presidente, Israel deveria realizar seus ataques.

Acompanhe tudo sobre:IsraelIrãBenjamin Netanyahu

Mais de Mundo

Trump condiciona reconstrução de Gaza a desarmamento "total e imediato" do Hamas

Netanyahu exige desmonte da capacidade nuclear do Irã em nova rodada de negociações

"Preocupante", diz Rubio sobre relatório que aponta toxina de rã na morte de Navalny

Trump anuncia mais de US$ 5 bilhões do Conselho de Paz para reconstrução de Gaza