Mundo

Negociações indicam que governo grego poderá ter 3 partidos

No Executivo de coalizão, é certa a presença de conservadores e social-democratas e especula-se a entrada do partido de centro-esquerda Dimar

O líder conservador Antonis Samaras se reúne com o líder do Dimar, Fotis Kouvelis: o partido condiciona seu apoio ao governo à renegociação do plano de regate (Petros Giannakouris-POOL/Getty Images)

O líder conservador Antonis Samaras se reúne com o líder do Dimar, Fotis Kouvelis: o partido condiciona seu apoio ao governo à renegociação do plano de regate (Petros Giannakouris-POOL/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2012 às 14h09.

Atenas - Os contatos entre os líderes políticos gregos prosseguem com o objetivo de fechar já nesta terça-feira um Executivo de coalizão no qual é certa a presença de conservadores e social-democratas e ao qual pretende somar-se o partido de centro-esquerda Dimar.

A rodada de contatos continua hoje com uma reunião entre o dirigente do social-democrata Pasok, Evangelos Venizelos, e o líder do Dimar, Fotis Kouvelis.

Na segunda-feira, Kouvelis apresentou uma série de condições para que os 17 deputados obtidos por seu partido nas eleições de domingo apoiassem uma coalizão entre Pasok e Nova Democracia, o partido conservador que ganhou o pleito.

A essência desse condicionante é a renegociação do programa de ajustes pactuado com as instituições internacionais, com medidas como a redução de salários e pensões e a ampliação do prazo dado à Grécia para reduzir seu déficit.

Kuvelis também se reunirá hoje com o dirigente da Nova Democracia, Antonis Samaras.

Embora Venizelos tenha insistido ontem que a coalizão deveria incluir o maior número de partidos possível, especialmente do esquerdista Syriza, a segunda força do país, a recusa desses e dos nacionalistas Gregos Independentes e a urgência por fechar um acordo indicam que serão três os membros do Governo.

Segundo o diário 'Kathimerini', Venizelos, cujo partido ficou em terceiro no domingo, já aceitou um Executivo liderado por Samaras. Também é muito provável que o Gabinete inclua vários ministros sem filiação política. 

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaEuropaGréciaNova Democracia (Grécia)PiigsPolítica

Mais de Mundo

Torre Eiffel é evacuada devido a incêndio e curto-circuito em sistema de elevadores; veja vídeo

Novas autoridades sírias anunciam acordo para dissolução dos grupos armados

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico