Mundo

Navios chineses se aproximam de arquipélago em disputa

As ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental, são administradas pelo Japão, mas reivindicadas pela China


	Os navios chineses se aproximaram das ilhas Senkaku: três navios chineses entraram no raio de 22 km em torno de Minamikojima, uma das ilhas 
 (Japan Coast Guard/AFP)

Os navios chineses se aproximaram das ilhas Senkaku: três navios chineses entraram no raio de 22 km em torno de Minamikojima, uma das ilhas  (Japan Coast Guard/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2012 às 07h58.

Tóquio - Quatro navios da Marinha chinesa entraram na manhã desta quinta-feira nas águas territoriais das ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental, administradas pelo Japão mas reivindicadas pela China, anunciou a guarda costeira japonesa.

Três navios chineses entraram às 06H30 local (18H30 Brasília de quarta-feira) no raio de 22 km em torno de Minamikojima, uma das ilhas do arquipélago, chamado de Diaoyu por Pequim, segundo a guarda costeira.

Um quarto navio de vigilância marítima chinês se uniu aos outros três, uma hora depois, dentro do limite das águas territoriais das ilhas Senkaku.

O conflito bilateral em torno do arquipélago se aprofundou no mês passado, após o governo do Japão formalizar a nacionalização das ilhas Senkaku, deflagrando uma onda de protestos na China, que provocou, inclusive, o fechamento de fábricas de empresas japonesas no país.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaDiplomaciaJapãoPaíses ricos

Mais de Mundo

Republicanos exigem renúncia de Biden, e democratas celebram legado

Apesar de Kamala ter melhor desempenho que Biden, pesquisas mostram vantagem de Trump após ataque

A estratégia dos republicanos para lidar com a saída de Biden

Se eleita, Kamala será primeira mulher a presidir os EUA

Mais na Exame