Mundo

Navio com 800 carros elétricos pega fogo e é abandonado no meio do Pacífico

Incidente alarmante força a evacuação de 22 tripulantes, destacando os riscos no transporte de veículos elétricos pelo oceano

Cargueiro: O Morning Midas, que carregava cerca de 3.000 veículos, incluindo 800 carros elétricos, foi abandonado após os esforços para conter as chamas falharem (ALFREDO ESTRELLA/AFP/Getty Images)

Cargueiro: O Morning Midas, que carregava cerca de 3.000 veículos, incluindo 800 carros elétricos, foi abandonado após os esforços para conter as chamas falharem (ALFREDO ESTRELLA/AFP/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 4 de junho de 2025 às 17h57.

Última atualização em 5 de junho de 2025 às 09h26.

Um navio, com 800 carros elétricos, pegou fogo e foi abandonado no meio do Pacífico.

O incêndio no cargueiro, na última terça-feira, 3, forçou a evacuação da tripulação e gerou preocupações sobre a segurança do transporte de veículos elétricos (EVs). O Morning Midas, que carregava cerca de 3 mil veículos, incluindo 800 carros elétricos, foi abandonado após os esforços para conter as chamas falharem.

Segundo a Bloomberg, o fogo começou em um dos decks do navio, de acordo com a Zodiac Maritime, responsável pela gestão do cargueiro. Apesar de tentativas iniciais de combate às chamas, a situação rapidamente se agravou, levando à evacuação de todos os 22 membros da tripulação pela Guarda Costeira dos Estados Unidos. Eles foram transferidos para um navio mercante nas proximidades.

Novo desafio para o transporte marítimo

A situação expõe um novo desafio no transporte marítimo: o risco associado aos incêndios em veículos elétricos. Estas chamas são particularmente difíceis de combater devido à natureza das baterias de lítio, que podem pegar fogo por mais tempo e a temperaturas muito mais altas.

O processo de "runaway térmico", que pode ocorrer quando uma bateria entra em reação em cadeia, torna a contenção do fogo ainda mais complexa. Um incêndio envolvendo EVs pode exigir até 30 mil litros de água para resfriar as baterias.

Vale a pena comprar carro elétrico ou híbrido?

A carga no Morning Midas fazia parte de uma série de viagens internacionais, com o navio partindo de Yantai, na China, em 26 de maio. Antes disso, o cargueiro havia passado por dois outros portos chineses, Nansha e Xangai.

O aumento no transporte de veículos elétricos tem gerado preocupações adicionais para a indústria de transporte marítimo.

O valor elevado dos carros a bordo de grandes embarcações de carga, como o Morning Midas, torna esses incidentes ainda mais impactantes. Empresas de seguros, como a Allianz, destacaram a necessidade de adaptação da indústria para lidar com os novos riscos associados ao transporte de EVs.

Acompanhe tudo sobre:CarrosCarros elétricosIncêndiosNavios

Mais de Mundo

Vírus Nipah: OMS diz que Índia tem capacidade para conter epidemia

ICE dos EUA vai apoiar segurança dos Jogos Olímpicos de Inverno na Itália

Espanha anuncia plano para regularizar quase 500 mil imigrantes

Tempestade de inverno mata ao menos 23 pessoas e paralisa os EUA