Os solicitantes de asilo iniciam a viagem na Indonésia em navio: 25 pessoas foram resgatadas (Aman Rochman/AFP)
Da Redação
Publicado em 3 de outubro de 2013 às 19h32.
Sidney - Pelo menos 15 pessoas morreram e outras 25 foram resgatadas de um naufrágio nesta sexta-feira no sul da Indonésia de um navio que levava um grupo que pretendia buscar asilo na Austrália, informou a emissora australiana "ABC".
O grupo de sobreviventes foi transferido a um colégio islâmico da ilha de Java, mas falta determinar ainda o número exato de pessoas que viajava na embarcação.
Os passageiros vinham de Jordânia, Líbano e Iêmen, segundo o jornal indonésio "Jakarta Globe", e se dirigiam à ilha Christmas, território australiano que, por sua proximidade à Indonésia, é utilizado habitualmente pelas redes de contrabandistas para introduzir pessoas na Austrália.
Por outro lado, a embarcação australiana AVC Triton aguarda que as autoridades indonésias lhe autorizem a entrar em águas territoriais para devolver 31 pessoas que resgataram ontem à noite após um outro naufrágio perto de Christmas.
A Austrália começou no início deste século, quando o fluxo de imigrantes ilegais disparou, a aplicar um plano para situar em terceiros países da região, como Nauru e Papua Nova Guiné, os estrangeiros que interceptavam a caminho de seu território para pedir asilo.
O Departamento de Imigração tinha registradas em agosto como entradas ilícitas desde começos de ano 218 embarcações com 15.182 passageiros a bordo, a maioria imigrantes de Afeganistão, Bangladesh, Iraque, Irã e Sri Lanka que queriam solicitar asilo.
O primeiro-ministro da Austrália, o conservador Tony Abbott, deve viajar na próxima segunda-feira à Indonésia para, entre outro temas, tratar a cooperação entre os países neste assunto.