Mundo

Nasdaq retoma proposta de compra da bolsa de Londres

Oferta é de 5,1 bilhões de dólares por todas as ações

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A Nasdaq fez uma oferta de 5,1 bilhões de dólares para comprar a integralidade das ações da London Stock Exchange, a bolsa de valores londrina. Segundo a americana, o negócio criará o maior mercado de negociação do mundo em quantidade de empresas listadas - seriam mais de 6 400 companhias, com valor de mercado total de cerca de 12 trilhões de dólares.

A proposta anunciada é de 12,43 libras (aproximadamente 23 dólares) por ação da bolsa européia, e a Nasdaq avisou que esta será a oferta final - só será revisada se aprovada pela diretoria da London Stock ou se surgir algum concorrente na disputa, segundo o americano The Wall Street Journal.

Até esta segunda-feira (20/11), a Nasdaq possuía 25% do capital da rival londrina. Para fortalecer sua posição na negociação de compra, a americana anunciou ter adquirido mais 7 milhões de ações da London Stock, o que a deixou com um total de 28,75% dos papéis.

Mas analistas acreditam que a presidente da bolsa londrina, Clara Furse, pode ser um empecilho ao avanço da operação. Ela já refutou quatro propostas de compra da London Stock, incluindo uma da Nasdaq, feita em março deste ano. O argumento usado tem sido o de que a bolsa de Londres é mais do que capaz de se manter independente, graças a sua localização em um dos maiores centros financeiros do mundo.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Luis Abinader assume segundo mandato como presidente da República Dominicana

Kamala Harris anuncia plano contra inflação que pretende pressionar corporações e controlar preços

Eliminar impostos sobre gorjetas: uma discussão de longa data entra na campanha dos EUA

Trump forma equipe de 'transição' presidida por aliados bilionários e parentes caso vença

Mais na Exame