Napolitano é empossado presidente da Itália

O presidente, que tomou posse hoje para um novo mandato de sete anos, disse estar disposto a convocar novas eleições em breve para tentar resolver o impasse político no país

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, que tomou posse hoje para um novo mandato de sete anos, disse estar disposto a convocar novas eleições em breve para tentar resolver o impasse político no país.

Em um discurso emocionado, ele criticou a lentidão na reforma política no país e disse que chegou o momento de fazer "escolhas decisivas".

Napolitano afirmou que aceitou o segundo mandato devido a "circunstâncias excepcionais", mas comentou que isso não é "constitucionalmente ideal".

"Isso vai testar seriamente a minha força", comentou o chefe de Estado, de 87 anos, segundo noticiado pelo jornal Corriere della Sera.

Durante sua fala Napolitano disse que o presidente pode escolher o primeiro-ministro, mas defendeu o papel dos partidos políticos na democracia.

Ele também comentou que as propostas apresentadas por um conselho de "homens sábios" criado por ele devem ser colocadas em prática. O grupo sugeriu, entre outras coisas, reduzir o poder do Senado.

Desde fevereiro, quando foram realizadas eleições parlamentares, a Itália vive um impasse político. O Partido Democrático, de Pier Luigi Bersani, venceu a disputa pela Câmara, mas ele não chegou a um acordo com o partido Povo pela Liberdade, de Silvio Berlusconi, que conseguiu o controle do Senado.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.