Mundo

Qantas decide renovar frota com Boeing

Negócio é o maior já celebrado pela fabricante americana de aeronaves desde o lançamento do modelo 787, em março de 2004. Subsidiária de baixo custo, com frota exclusiva de Airbus, vai passar a usar aviões da Boeing

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A companhia aérea australiana Qantas escolheu a Boeing, em detrimento da Airbus, como fornecedora de 115 aeronaves para seu programa de renovação de frota. Os planos de estabelecer rotas contínuas para os Estados Unidos e Reino Unido foram adiados. Foram encomendados 65 Boeing 787 de 300 assentos, além de 50 opções de compra. As primeiras entregas ocorrerão em 2008.

O negócio é o maior já celebrado pela Boeing desde o lançamento do 787, em março de 2004. O valor de tabela do negócio é de 24 bilhões de dólares. Segundo o Financial Times desta quarta-feira (14/12), a empresa não quis revelar o desconto embutido no contrato.

Boeing e Airbus ofereceram descontos substanciais, e chegaram a fazer novas ofertas minutos antes da reunião do conselho de administração da Qantas que bateria o martelo sobre o contrato.

Os 787s também serão usados pela Jetstar, a aérea de baixo custo da Qantas. Isso é mais uma péssima notícia para a Airbus, já que a Jetstar só emprega atualmente aeronaves da Airbus.

A intenção de manter vôos non-stop para Londres e Nova York, a partir de Sydney, foi abortada, porque nem a Airbus nem a Boeing foram capazes de oferecer um modelo suficientemente econômico para essas rotas. Segundo a direção da Qantas, as negociações vão prosseguir.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Milei denuncia 'corridas cambiais' contra seu governo e acusa FMI de ter 'más intenções'

Tiro de raspão causou ferida de 2 cm em orelha de Trump, diz ex-médico da Casa Branca

Trump diz que 'ama Elon Musk' em 1º comício após atentado

Israel bombardeia cidade do Iêmen após ataque de rebeldes huthis a Tel Aviv

Mais na Exame