Mundo

Mujica evoca disputa do Uruguai contra Philip Morris

"Diante desta batalha pela vida, ninguém pode estar desatento porque, de todos os valores, o mais importante é a vida", disse o presidente do Uruguai


	José Mujica, é recebido pelo presidente Barack Obama: "Oito milhões de pessoas por ano morrem por causa do cigarro em todo o mundo. (...) É um assassinato em massa", disse o presidente do Uruguai
 (AFP)

José Mujica, é recebido pelo presidente Barack Obama: "Oito milhões de pessoas por ano morrem por causa do cigarro em todo o mundo. (...) É um assassinato em massa", disse o presidente do Uruguai (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de maio de 2014 às 17h34.

O presidente do Uruguai, José Mujica, fez uma convocação à luta contra o cigarro ao evocar a batalha judicial de seu país contra a fabricante de cigarros Philip Morris, durante encontro com Barack Obama na Casa Branca.

"No Uruguai estamos em uma disputa dura, duríssima, e temos que lutar contra interesses muito fortes", disse Mujica no Salão Oval da Casa Branca, em uma referência à Philip Morris, ainda que não tenha mencionado a empresa explicitamente.

"Diante desta batalha pela vida, ninguém pode estar desatento porque, de todos os valores, o mais importante é a vida", acrescentou.

A Philip Morris apresentou em 2010 uma ação judicial contra o Uruguai por duas medidas antitabaco aprovadas no país: a de proibir mais de uma apresentação de uma mesma marca e a de aumentar até 80% o espaço das advertências sobre os danos potenciais do hábito de fumar.

A empresa considera que essas normas violam parte do Tratado Bilateral de Investimentos entre Uruguai e Suíça, onde fica a sede da fabricante, e reivindica 25 milhões de dólares ao país sul-americano pelas perdas decorrentes das medidas.

Mujica, que se apresentou como um "velho fumante", defendeu diante de Obama o argumento da saúde.

"Oito milhões de pessoas por ano morrem por causa do cigarro em todo o mundo. (...) É um assassinato em massa", disse.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaCigarrosJosé MujicaPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo