Mundo

Mudanças legais geram protestos separatistas em Barcelona

Milhares de separatistas catalães se reuniram em Barcelona neste domingo (13) para protestar por mudanças contra políticos pró-independência

Barcelona: Movimento separatista cresce nas regiões mais ricas (Albert Gea/Thinkstock)

Barcelona: Movimento separatista cresce nas regiões mais ricas (Albert Gea/Thinkstock)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 13 de novembro de 2016 às 12h48.

Barcelona - Milhares de separatistas catalães se reuniram em Barcelona neste domingo (13) para protestar contra uma série de mudanças legais feitas pelo governo da Espanha contra políticos pró-independência da região.

Diversos legisladores da Catalunha enfrentam processos judiciais impostos pelo governo espanhol por terem promovido um referendo sobre a independência em 2014 em desobediência a uma ordem judicial. Os processos envolvem ainda leis regionais desenhadas para preparar o caminho para a independência.

Entre os políticos envolvidos nos processos estão o ex-presidente regional, Artur Mas, e o atual porta-voz do parlamento local, Carme Forcadell. Ambos estiveram presentes nos protestos desse domingo.

Jordi Cuixart, presidente do grupo Omnium, que defende o separatismo, disse que tinha uma mensagem ao estado espanhol. "Se você atacar seus representantes democraticamente eleitos, vão atacar suas instituições", disse.

O movimento separatista tem crescido em anos recentes nas regiões mais ricas que falam catalão além de espanhol. Separatistas reclamam que a Catalunha paga mais impostos do que deveria ao governo central. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Protestos no mundoBarcelona (Espanha)Catalunha

Mais de Mundo

Trump diz que Petro pode ser 'o próximo' após Maduro

EUA apreendem petroleiro na costa da Venezuela em meio à pressão sobre Maduro

Guiana amplia cooperação militar com EUA em meio à crise com Venezuela

Luis Arce, ex-presidente da Bolívia, é preso em meio a investigação de corrupção