Mundo

Depois de 30 anos do poder, presidente do Egito renuncia ao cargo

Segundo comunicado, as Forças Armadas devem assumir o poder; manifestantes comemoram no Cairo

Hosni Mubarak, presidente do Egito (Khaled Desouki/AFP)

Hosni Mubarak, presidente do Egito (Khaled Desouki/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de fevereiro de 2011 às 15h27.

Priorizar nos meus resultados Google

Cairo - O vice-presidente do Egito, Omar Suleiman, afirmou nesta sexta-feira que o presidente Hosni Mubarak cedeu à pressão dos manifestantes e decidiu renunciar, entregando o poder às Forças Armadas.

Em pronunciamento na TV, Suleiman disse que o presidente "decidiu deixar o cargo de presidente da República".

O vice acrescentou que Mubarak passou o poder ao Supremo Conselho Militar para administrar a nação durante "as difíceis circunstâncias que o país está atravessando".

Centenas de milhares de manifestantes agitando bandeiras, gritando, rindo e se abraçando celebraram o anúncio da renúncia de Mubarak.

"O povo derrubou o regime", gritava a multidão na praça Tahrir, no centro do Cairo. Mubarak estava no poder há 30 anos.

Leia também: "Parece que ganhamos a Copa do Mundo", dizem brasileiros no Egito

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilPolíticaProtestosÁfricaEgito

Mais de Mundo

Conselho da Nvidia investiga espionagem chinesa após CEO admitir caso extraconjugal

Trump diz que novos ataques contra Irã são 'altamente improváveis'

Eisenkot alerta para 'crise histórica' em Israel e cobra coalizão ampla contra Netanyahu

Trufa branca é vendida por mais de meio milhão de reais em leilão na Itália