Mundo

Morre Reinaldo Gargano, ex-chanceler uruguaio

Gargano também era ex-secretário-geral do Partido Socialista

Reinaldo Gargano: o presidente do Uruguai, José Mujica, definiu hoje como "perda muito sentida" a morte de Gargano. (WikimmediaCommons)

Reinaldo Gargano: o presidente do Uruguai, José Mujica, definiu hoje como "perda muito sentida" a morte de Gargano. (WikimmediaCommons)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de fevereiro de 2013 às 15h18.

Montevidéu - Reinaldo Gargano, ex-secretário-geral do Partido Socialista e ex-chanceler do Uruguai, morreu nesta terça-feira aos 78 anos de idade de um câncer que sofria há anos e seus restos serão velados amanhã no Parlamento do país.

Gargano foi ministro das Relações Exteriores entre março de 2005 e março de 2008 durante o primeiro Governo da coalizão de esquerda Frente Ampla (2005-2010), atualmente no poder.

Além disso, foi senador em quatro períodos legislativos, secretário-geral do Partido Socialista entre 1985 e 1998, e presidente dessa força política desde 2001.

O presidente do Uruguai, José Mujica, definiu hoje como "perda muito sentida" a morte de Gargano, a quem classificou como "velho lutador social" com o qual compartilhava "muitas coisas".

Segundo um comunicado divulgado hoje no site da presidência uruguaia, Mujica enviou uma mensagem de condolências à família do ex-chanceler e participará do sepultamento.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaMortesUruguai

Mais de Mundo

Netanyahu oferece quase R$ 30 milhões por cada refém libertado que permanece em Gaza

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil