Mundo

Morre de câncer o vice-presidente do Zimbábue

Nos últimos tempos Nkomo diminuiu paulatinamente suas aparições em público


	Robert Mugabe: John Nkomo era um dos principais aliados do presidente do país, Robert Mugabe.
 (Michael Nagle/Getty Images/AFP)

Robert Mugabe: John Nkomo era um dos principais aliados do presidente do país, Robert Mugabe. (Michael Nagle/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2013 às 15h09.

Harare - O vice-presidente do Zimbábue, John Nkomo, um dos principais aliados do presidente do país, Robert Mugabe, morreu nesta quinta-feira aos 79 anos por causa de um câncer, informou a rádio estatal zimbabuana.

Mugabe descreveu Nkomo, ex-presidente do Parlamento que passou a ser um dos dois vice-presidentes do Zimbábue em 2009, como um "lutador e um revolucionário" no comunicado no qual informou hoje sobre o falecimento do amigo.

"O camarada Nkomo morreu hoje após uma longa luta contra o câncer", afirmou a rádio estatal "ZBC", sem detalhar se o vice-presidente faleceu no Zimbábue ou na África do Sul, onde estava tratando a doença.

Nos últimos tempos Nkomo diminuiu paulatinamente suas aparições em público e durante os últimos 15 meses sua morte foi informada de forma equivocada em quatro ocasiões.

Nkomo era membro da tribo minoritária ndebele, procedente do oeste do Zimbábue, e passou a fazer parte da governamental União Nacional Africana do Zimbábue-Frente Patriótica (Zanu-PF) em 1987 após uma fusão de partidos. 

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaMortesZimbábue

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal