Mundo

Montes Claros registra pelo menos dois tremores de terra

Até o momento, não foram registradas vítimas ou danos de maior gravidade no município mineiro


	Sismógrafo: dados da prefeitura indicam que 174 tremores de terra de magnitudes fraca a moderada foram contabilizados em Montes Claros de julho a dezembro deste ano
 (AFP)

Sismógrafo: dados da prefeitura indicam que 174 tremores de terra de magnitudes fraca a moderada foram contabilizados em Montes Claros de julho a dezembro deste ano (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2012 às 08h17.

Brasília – O município de Montes Claros, em Minas Gerais, registrou na madrugada de hoje (19) pelo menos dois tremores de terra. De acordo com a Defesa Civil do estado, o primeiro abalo, mais forte, foi sentido às 2h50, seguido por um novo sismo, mais leve, às 3h15.

Em entrevista à Agência Brasil, o soldado plantonista da Defesa Civil de Minas Bruno Eduardo Teixeira explicou que o órgão aguarda contato com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) para saber qual a intensidade dos tremores.

Segundo ele, não foram registrados, até o momento, vítimas ou danos de maior gravidade – apenas uma marquise sofreu rachaduras. Mas a população da cidade, de acordo com o soldado, está assustada em razão dos recorrentes registros de abalos na região.

Dados da prefeitura de Montes Claros indicam que 174 tremores de terra de magnitudes fraca a moderada foram contabilizados na cidade no período de julho a dezembro deste ano. O último sismo de relevância foi registrado em 15 de novembro, de 2,3 graus na escala Richter, considerado de intensidade fraca. O maior abalo já registrado no município atingiu 4,2 graus, em 19 de maio deste ano.

Atualmente, nove sismógrafos monitoram a ocorrência de tremores de terra em Montes Claros, sendo cinco equipamentos da Universidade de São Paulo (USP) e quatro da UnB.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisMinas GeraisTerremotos

Mais de Mundo

As vitórias e derrotas de Musk desde a eleição de Donald Trump

Avião da Embraer foi derrubado por sistema de defesa aérea russo, diz agência

FAB deve auxiliar autoridades do Cazaquistão sobre queda de avião fabricado pela Embraer

Trump anuncia embaixador no Panamá e insiste que EUA estão sendo 'roubados' no canal