Mundo

Moema terá primeira ciclofaixa permanente de São Paulo

No total, serão 3,3 km de ciclofaixa que passarão pelas Avenidas Rouxinol, Aratãs e Pavão e pela Rua Araguari

A nova faixa de Moema será orientada para o transporte, e funcionará 24 horas, durante toda a semana (Fernando Moraes/Veja SP)

A nova faixa de Moema será orientada para o transporte, e funcionará 24 horas, durante toda a semana (Fernando Moraes/Veja SP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2011 às 16h52.

São Paulo - São Paulo vai ganhar sábado (5) sua primeira ciclofaixa permanente. Cerca de 1 metro de largura será reservado para o tráfego de bicicletas nas laterais de quatro ruas em Moema, bairro nobre da zona sul paulistana. No total, serão 3,3 km de ciclofaixa que passarão pelas Avenidas Rouxinol, Aratãs e Pavão e pela Rua Araguari.

O espaço funcionará de maneira diferente do que acontece hoje na Ciclofaixa de Lazer - circuito de 45 km que liga diversos parques das zonas sul e oeste da capital e que só funciona aos domingos. A ciclofaixa de Moema será orientada para o transporte, e funcionará 24 horas, durante toda a semana. Não haverá cones para separar carros e bicicletas - isso será feito apenas pela pintura de solo e sonorizadores instalados nos bordos. As bicicletas terão de obedecer o mesmo sentido dos veículos.

A proposta, porém, é polêmica. Quando o plano foi divulgado pela primeira vez, há cerca de um ano, alguns moradores e comerciantes se revoltaram contra o projeto. Eles pediam de volta cerca de 2,5 mil vagas de estacionamento que foram retiradas do bairro, alegando que o comércio da região estava sendo afetado. A Prefeitura, porém, diz que vai instalar a ciclofaixa baseando-se "em experiências bem-sucedidas de outros países". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Cidadescidades-brasileirasMetrópoles globaismobilidade-urbanasao-pauloTrânsito

Mais de Mundo

Kamala bate recorde de doações, conquista delegados e deve fechar nomeação nesta semana

Após fala de Maduro, Lula envia Celso Amorim para acompanhar eleição na Venezuela

Trump se torna o candidato mais velho à Presidência dos EUA, e questões sobre sua saúde se acumulam

Lula se diz assustado com fala de Maduro sobre 'banho de sangue' na Venezuela

Mais na Exame