Mundo

Mitt Romney e Obama empatam na Flórida, segundo pesquisa

Levantamento mostrou que o ex-governador de Massachusetts é o único candidato republicano que não perderia do presidente no estado

A pesquisa mostra Obama e Romney empatados, cada um com 45% dos votos no estado (Chip Somodevilla/Getty Images/AFP)

A pesquisa mostra Obama e Romney empatados, cada um com 45% dos votos no estado (Chip Somodevilla/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2012 às 09h38.

Jacksonville, Estados Unidos - Apesar de enfrentar uma inesperada e dura concorrência por parte de seus colegas republicanos aspirantes à Casa Branca, Mitt Romney está empatado com o presidente Barack Obama no importante estado da Flórida, indicou nesta quinta-feira uma pesquisa.

Sondagem realizada pela Universidade Quinnipiac revelou que o ex-governador de Massachusetts empata com Obama com 45% das intenções de voto para a eleição presidencial de novembro.

Embora as primeiras pesquisas tenham colocado Romney claramente à frente de Obama, suas mais recentes iniciativas foram mais bem avaliadas do que a do seu rival republicano, Newt Gingrich, que foi visto como um claro perdedor em um duelo com Obama, com 39% contra 50% do atual presidente americano.

A pesquisa dará a Romney outra oportunidade de usar o argumento de que ele é o único republicano que pode vencer Obama em novembro.

"Os simpatizantes de Romney vão ficar felizes", disse Peter Brown, de Quinnipiac.

"Pelo menos na Flórida, e pelo menos neste ponto da campanha, os dados indicam que o governador Mitt Romney é claramente o candidato republicano mais forte contra o presidente Barack Obama", afirmou.

Romney e Gingrich competem atualmente em uma disputada -e cada vez mais áspera- corrida pela indicação republicana, que terá sua próxima rodada de votação nas primárias do estado da Flórida na próxima terça-feira.

Nas eleições anteriores, a votação neste estado foi uma importante etapa na disputa das primárias republicanas e na eleição geral.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições americanasEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame