Mistério de “navio fantasma” encontrado à deriva em Mianmar é solucionado
Completamente vazio e com 177 metros de comprimento, navio intrigou investigadores por estar à deriva e em plenas condições de navegação
Gabriela Ruic
Publicado em 1 de setembro de 2018 às 11h59.
Última atualização em 1 de setembro de 2018 às 12h00.
São Paulo - Um misterioso navio foi encontrado nesta semana à deriva em Thongwa, Yangon, na costa de Mianmar . Completamente vazia e sem ninguém à bordo, a embarcação acabou encalhando na praia e intrigou investigadores e moradores da região que passariam os próximos dias em busca de respostas para o mistério.
A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo jornal The Mianmar Times. Na manhã deste sábado, revelou a rede britânica BBC, a história parece ter sido solucionada.
O navio de nome “Sam Ratulangi PB 1600” tinha bandeira indonésia. Fora interceptado depois que moradores o viram no mar e avisaram as autoridades locais. Na ocasião, a polícia observou que a embarcação ainda tem condições para navegar e aparentava ter sido abandonada. A questão era por quê.
Bom, segundo os investigadores, o navio estava sendo guinchado rumo a Bangladesh desde o início e agosto, onde seguiria para uma fábrica especializada em desmontar este tipo de embarcação.
O clima em alto mar acabou virando e os cabos que seguravam o navio preso à outra embarcação romperam, forçando a tripulação à bordo a abandoná-lo. Autoridades encontraram os 13 ocupantes desse navio, todos indonésios, em outro que navegava a cerca de 80 quilômetros da costa.
“Sam Ratulangi PB 1600” foi construído em 2001, tem cerca de 177 metros de comprimento e o último registro de navegação foi feito em Taiwan, 2009.