Missão da OEA avalia situação no Paraguai impeachment

"Ratificamos que o ex-presidente não foi submetido a um julgamento político, mas a uma jogada política”, disse um dos assessores jurídicos do ex-presidente

Brasília – Representantes da Missão da Organização dos Estados Americanos (OEA) reuniram-se hoje (2) com o ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo e seus colaboradores jurídicos. Durante o encontro, Lugo e seus colaboradores enfatizaram que houve um golpe político no processo que levou à destituição do presidente, há pouco mais de uma semana.

Segundo um dos assessores jurídicos do ex-presidente, Adolfo Ferreiro, foi dado um parecer aos membros da missão da OEA sobre o julgamento político que sofreu Lugo. “Ratificamos que o ex-presidente não foi submetido a um julgamento político, mas a uma jogada política”, disse Ferreiro.

A missão da OEA é encabeçada pelo secretário-geral da organização, José Miguel Insulza, e chegou ao Paraguai no domingo (1º). A organização mandar representantes ao Paraguai para avaliar a crise política que se iniciou com o impeachment de Lugo e a acensão ao poder do vice-presidente Federico Franco.

Na segunda semana deste mês, Insulza apresentará um relatório ao Conselho Permanente da OEA, formado por representantes de 35 nações. Com base na avaliação, a organização deverá se posicionar sobre a situação no Paraguai.

O Paraguai foi suspenso temporariamente do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) até que realize as eleições presidenciais previstas para o próximo ano.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.