Mundo

Ministro paquistanês acusa Donald Trump de "ignorância"

Chaudhry Nisar Ali Khan respondeu que será o "governo do Paquistão e não Donald Trump" quem decidirá o destino do médico paquistanês Shakeel Afridi


	Trump: o médico foi julgado por vínculos com extremistas e condenado a 33 anos de prisão, reduzidos posteriormente a 23 anos
 (Jonathan Ernst / Reuters)

Trump: o médico foi julgado por vínculos com extremistas e condenado a 33 anos de prisão, reduzidos posteriormente a 23 anos (Jonathan Ernst / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de maio de 2016 às 09h02.

O ministro do Interior do Paquistão acusou Donald Trump de ignorância depois que o pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos afirmou que, se chegar à Casa Branca, pretende retirar da prisão o médico que ajudou a localizar Osama Bin Laden.

Chaudhry Nisar Ali Khan respondeu que será o "governo do Paquistão e não Donald Trump" quem decidirá o destino do médico paquistanês Shakeel Afridi, que está detido, cinco anos depois de organizar uma falsa campanha de vacinação contra a hepatite C e que serviu para confirmar a presença de Bin Laden na cidade paquistanesa de Abbottabat.

O médico foi julgado por vínculos com extremistas, uma acusação de pouca credibilidade, e condenado a 33 anos de prisão, reduzidos posteriormente a 23 anos.

Graças às informações obtidas pelo médico, um comando das forças especiais americanas matou Bin Laden em 2 de maio de 2011 em um ataque noturno a sua residência de Abbottabad.

Islamabad considerou uma humilhação a intervenção militar americana em seu território, o que abalou as relações com Washington e complicou o caso do médico.

Em uma entrevista na semana passada ao canal Fox News, Trump afirmou que se chegar à presidência, Afridi sairá da prisão "em dois minutos", em uma referência à grande ajuda financeira dos Estados Unidos ao Paquistão.

O  ministro paquistanês respondeu que o país "não é uma colônia dos Estados Unidos" e acrescentou que os comentários do magnata americano "demonstram sua insensibilidade e também sua ignorância a respeito do Paquistão".

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCelebridadesDonald TrumpEleições americanasEmpresáriosOsama bin LadenPaquistãoPolíticos

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru