Mundo

Ministra italiana renuncia e aumenta dor de cabeça

Nunzia De Girolamo, ministra da Agricultura, pediu demissão no domingo, complicando a situação para a frágil coalizão do primeiro-ministro Enrico Letta


	Enrico Letta: ministra decidiu deixar o governo para defender sua integridade pessoal
 (Getty Images)

Enrico Letta: ministra decidiu deixar o governo para defender sua integridade pessoal (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de janeiro de 2014 às 07h17.

Roma - A ministra da Agricultura da Itália, Nunzia De Girolamo, pediu demissão no domingo, complicando a situação para a frágil coalizão do primeiro-ministro Enrico Letta, após ter recebido duras críticas por ter sido flagrada numa gravação discutindo contratos públicos.

De Girolamo, integrante do pequeno partido Nova Centro-Direita (NCD) que apoia a coalizão de esquerda-direita liderada por Letta, negou qualquer irregularidade no caso e disse, em comunicado, que decidiu deixar o governo para defender sua integridade pessoal.

"Não posso continuar em um governo que não defendeu a minha honra", afirmou.

De Girolamo foi pressionada a renunciar após o surgimento de uma gravação feita em 2012, antes de assumir como ministra, na qual ela foi ouvida aparentemente discutindo um contrato para a administração do café de um hospital em Benevento (sul da Itália), sua região natal.

Ela sempre negou qualquer irregularidade, afirmando que foi alvo de uma armação, mas recebeu pouco apoio dos parceiros da coalizão governista e do próprio Letta quando defendeu-se no Parlamento este mês.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaItáliaPiigsGoverno

Mais de Mundo

O que se sabe sobre o acordo de Trump pela Groenlândia

Universidades chinesas desbancam Harvard e dominam ranking de publicação acadêmica

EUA diz ter bombardeado embarcação no Oceano Pacífico

EUA anuncia sanções contra 'frota fantasma' do Irã por repressão a protestos