Mundo

Ministra diz que Chávez tem mais tranquilidade em Havana

A ministra revelou que Chávez é um paciente 'disciplinado' e reiterou que 'como qualquer pessoa que recebe algum tipo de tratamento, tem que repousar e ficar tranquilo'

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de março de 2012 às 14h40.

Caracas - A ministra da Saúde da Venezuela, Eugenia Sader, disse nesta segunda-feira que o presidente do país, Hugo Chávez, de 57 anos, tem em Havana um 'entorno de tranquilidade', algo que qualquer paciente que faz radioterapia necessita.

'Em Havana não há tanta gente, porque onde nosso comandante chega todo mundo quer tocá-lo, senti-lo, agarrá-lo', disse Eugenia durante entrevista concedida à rede televisão estatal 'VTV'.

A ministra revelou que Chávez é um paciente 'disciplinado' e reiterou que 'como qualquer pessoa que recebe algum tipo de tratamento, tem que repousar e ficar tranquilo'.

Eugenia explicou que a radioterapia é um tratamento que causa nos pacientes um efeito de 'cansaço', mas ressaltou que mesmo assim o presidente seguirá dando instruções a sua equipe de governo.

A ministra confirmou que o líder, que sofre de um câncer que o obrigou a realizar três cirurgias desde junho do ano passado, voltará para a Venezuela na próxima quinta-feira e viajará novamente a Cuba 'quando um novo ciclo (de radioterapia) foi programado'.

O governante venezuelano retornou à ilha pouco mais de uma semana depois de sua última passagem por Cuba, onde ficou por 21 dias - de 24 de fevereiro a 16 de março. Naquela ocasião, ele passou por uma nova cirurgia para a retirada de um tumor maligno de dois centímetros, recorrência do câncer do qual foi operado também no país em junho de 2011.

'Vou ficar indo e vindo', afirmou ao embarcar para Cuba no sábado, e 'é possível' que algumas das sessões de radioterapia se realizem na Venezuela.

Chávez, que está no poder desde 1999, assegurou que não houve metástase e afirmou que estará recuperado para disputar as eleições presidenciais de 7 de outubro. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia