Mundo

Milhares vão às ruas pedir negociação com palestinos

No momento, Israel e o movimento islâmico palestino Hamas, que controla Gaza, cumprem uma trégua

Homem segura uma bandeira em Tel Aviv (REUTERS/Baz Ratner)

Homem segura uma bandeira em Tel Aviv (REUTERS/Baz Ratner)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de agosto de 2014 às 18h18.

Milhares de israelenses se manifestaram neste sábado à noite, em Tel Aviv, para pedir ao governo que retome as negociações de paz com a Autoridade Palestina, de Mahmud Abbas, após a ofensiva militar de Israel contra a Faixa de Gaza.

Essa manifestação é a mais importante do "campo da paz" desde o lançamento da operação israelense em 8 de julho, que matou cerca de 2.000 palestinos e 70 israelenses.

No momento, Israel e o movimento islâmico palestino Hamas, que controla Gaza, cumprem uma trégua, à espera do resultado das negociações mediadas pelo Cairo.

Um efetivo policial significativo foi mobilizado para o entorno da praça Yitzhak Rabin, no centro de Tel Aviv, para evitar confrontos com manifestantes de ultradireita.

A manifestação foi organizada pelo Meretz, um partido de oposição de esquerda, pela ONG "Paz agora", hostil à colonização israelense nos territórios ocupados, e pelo partido comunista Hadash.

"A guerra não terminará enquanto não conversarmos", "Judeus e árabes se negam a ser inimigos" e "Sim a uma solução política" eram algumas das frases escritas nos cartazes dos ativistas.

"O governo de Netanyahu apenas enfraquece Mahmud Abbas e reforça o Hamas", condenou Nitzan Horowitz, deputado pelo Meretz.

Acompanhe tudo sobre:Autoridade PalestinaIsrael

Mais de Mundo

Incêndio florestal na Califórnia destruiu área maior do que a de Los Angeles

Blinken preocupado com 'ações provocativas' da China nas imediações de Taiwan

Após críticas de Trump, FBI confirma que ele foi ferido por uma bala

Exército de Israel ordena novas evacuações no sul de Israel

Mais na Exame