Mundo

Micro e pequenas terão secretaria e não ministério, diz deputado

O compromisso da presidente Dilma Rousseff em criar a pasta foi feito durante a campanha eleitoral e reforçado depois da posse

Até agora, as ações governamentais para as micro e pequenas empresas estão vinculadas à pasta do Desenvolvimento (Arquivo/Wikimedia Commons)

Até agora, as ações governamentais para as micro e pequenas empresas estão vinculadas à pasta do Desenvolvimento (Arquivo/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de março de 2011 às 19h29.

São Paulo - O prometido Ministério das Micro e Pequenas Empresas deverá na verdade ter o formato de secretaria vinculada à Presidência da República, informou um deputado petista ligado ao tema.

Seja por uma lei ou uma medida provisória, a nova secretaria está sendo costurada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e pela Casa Civil. As micro e pequenas empresas são responsáveis por mais da metade da mão-de-obra formal e por 20 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).

"A proposta está no forno", disse à Reuters o deputado Pepe Vargas (PT-RS), presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, que reúne perto de 200 congressistas.

Segundo explicou, "a secretaria vai fazer a interface com o restante do governo".

O compromisso da presidente Dilma Rousseff em criar a pasta foi feito durante a campanha eleitoral e reforçado depois da posse, em fevereiro, durante o Fórum dos Governadores do Nordeste em Aracaju (SE).

O deputado acredita que não há urgência dentro governo para a criação da nova pasta. Ele julga que a Secretaria da Aviação Civil vai ser implantada antes por estar sendo defendida pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, desde a crise aérea de 2007.

Até agora, as ações governamentais para as micro e pequenas empresas estão vinculadas à pasta do Desenvolvimento, onde há um departamento específico para esta área, mas, segundo o deputado, esse ministério ficou muito focado no comércio exterior daí a necessidade de um órgão específico para abrigar as atribuições dessas empresas.

O vínculo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) com o Ministério do Desenvolvimento deve passar para o novo órgão. "A tendência é esta", disse Vargas.

Acompanhe tudo sobre:CongressoGovernoPequenas empresasPolítica

Mais de Mundo

Exército de Israel ordena novas evacuações no sul de Israel

Após conversar com chanceler de Maduro, Amorim recebe representantes da oposição neste sábado

Eleições na Venezuela: campanha de Maduro é onipresente, com drones, filme e horas na TV

Trump critica democratas durante encontro com Netanyahu na Flórida

Mais na Exame