Mundo

Metrô de Londres completa amanhã 150 anos

A primeira linha de um metrô que agora conta com 408 quilômetros de vias (é o terceiro mais extenso do planeta) foi a Metropolitan Railway


	Metrô de Londres: a empresa pública Transport for London (TfL) lembrará como foram as primeiros viagens pelo subsolo da cidade.
 (Dan Kitwood/Getty Images)

Metrô de Londres: a empresa pública Transport for London (TfL) lembrará como foram as primeiros viagens pelo subsolo da cidade. (Dan Kitwood/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2013 às 13h54.

Londres - O metrô de Londres, o mais antigo do mundo, completa amanhã 150 anos e, para comemorar o aniversário, a empresa pública Transport for London (TfL), responsável por sua operação, lembrará como foram as primeiros viagens pelo subsolo da cidade.

A primeira linha de um metrô que agora conta com 408 quilômetros de vias (é o terceiro mais extenso do planeta) foi a Metropolitan Railway, inaugurada em 9 de janeiro de 1863 e que ligava três estações do norte (Paddington, Euston e King's Cross) ao centro, em Farringdon.

No próximo domingo, londrinos e turistas poderão conhecer esse trajeto a bordo da Met Locomotive Nº1, a única locomotiva de vapor que, construída em 1898, serviu na Metropolitan Railway - depois Metropolitan Line - e ainda não foi desmontada.

Atualmente, já não há locomotivas, mas trens tubulares que atendem diariamente a mais de três milhões de passageiros em um total de 275 estações.

Ao longo de um século e meio de existência, o metrô londrino não foi apenas um meio de transporte, mas também um refúgio para centenas de milhares de pessoas em duas guerras mundiais e atualmente é uma referência da cultura popular.

Administrado pela Transport for London (TfL), embora com serviço de manutenção privatizado, o metrô de Londres é um dos mais caros do planeta, já que uma passagem simples da zona 1 (centro de Londres) custa 4,50 libras (R$ 14,7). 

Acompanhe tudo sobre:EuropaReino UnidoMetrópoles globaisLondresTransporte público

Mais de Mundo

Rússia retoma ataques em larga escala contra Ucrânia durante onda de frio

Musk chama presidente da Espanha de ‘tirano’ por plano de restringir redes

Trump elogia Petro e diz amar a Colômbia após reunião na Casa Branca

Trump sanciona lei que encerra a paralisação do governo dos EUA