Mundo

Merkel toma posse para terceira legislatura

Angela Merkel tomou posse como chanceler da Alemanha para uma terceira legislatura

Angela Merkel, chanceler alemã: Merkel liderará nesta legislatura a terceira grande coalizão que se forma na Alemanha desde a Segunda Guerra Mundial (Getty Images)

Angela Merkel, chanceler alemã: Merkel liderará nesta legislatura a terceira grande coalizão que se forma na Alemanha desde a Segunda Guerra Mundial (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2013 às 07h56.

Berlim - Angela Merkel tomou posse nesta terça-feira como chanceler da Alemanha para uma terceira legislatura, com o voto de ampla maioria do Bundestag (câmara baixa), após o acordo de coalizão entre o bloco conservador e os sociais-democratas.

Quase três meses depois das eleições realizadas em 22 de setembro, 462 deputados dos 621 presentes na casa (10 parlamentares faltaram à sessão) apoiaram a candidatura de Merkel, que comandará o destino da principal potência europeia por mais quatro anos.

A grande coalizão pactuada entre a União Democrata-Cristã (CDU), de Merkel, sua ala bávara, a União Social-Cristã (CSU), e o Partido Social-Democrata (SPD) soma 504 cadeiras. Vários deputados destes três partidos não apoiaram sua posse.

A votação foi secreta. Ao todo, 150 deputados foram contra a coalizão e nove se abstiveram.

Logo após ser anunciado o resultado, Merkel "agradeceu a confiança" do Parlamento. A nomeação foi recebido com longos aplausos das cadeiras e do público, onde estava a mãe da chanceler, Herlind Kasner.

Merkel liderará nesta legislatura a terceira grande coalizão que se forma na Alemanha desde a Segunda Guerra Mundial, após a comandada por Kurt Georg Kiessinger nos anos 60 e a comandada por ela própria entre 2005 e 2009.

Na atual legislatura a oposição parlamentar fica reduzida ao grupo A Esquerda (pós-comunistas e dissidentes sociais-democradas) e os Verdes, que somam 127 cadeiras.

Antes de começar a sessão de posse, o plenário realizou um minuto de silêncio em homenagem ao falecido ex-presidente sul-africano e prêmio Nobel da Paz Nelson Mandela.

Após a votação, Merkel e os ministros do novo gabinete -seis da CDU, três da CSU e seis do SPD- serão nomeados formalmente pelo presidente alemão, Joachim Gauck.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelEuropaGovernoPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas