Mundo

Merkel terá encontros bilaterais com Macri, Putin e Trump no G20

Temas como as tensões comercias e a recente crise russo-ucraniana devem ser abordados pela chanceler alemã durante suas reuniões

Merkel: a chanceler se reunirá com representantes da China, Índia e Austrália (Fabrizio Bensch/Reuters)

Merkel: a chanceler se reunirá com representantes da China, Índia e Austrália (Fabrizio Bensch/Reuters)

E

EFE

Publicado em 29 de novembro de 2018 às 16h26.

Berlim - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, terá, às margens da cúpula do G20, em Buenos Aires, encontros bilaterais com os presidentes da Argentina, Mauricio Macri, da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Donald Trump.

A agenda de reuniões foi divulgada nesta quinta-feira por fontes do governo da Alemanha, que indicaram que os encontros ocorrerão entre amanhã e sábado. A pauta das discussões, segundo as fontes, não necessariamente terão relação com os debates do G20.

O encontro com Trump será marcado pelas tensões comerciais entre União Europeia (UE) e Estados Unidos. Já a reunião com Putin deve abordar a nova crise entre russos e ucranianos.

Merkel se reunirá com o presidente da China, Xi Jinping, e com os primeiros-ministros de Índia, Narendra Modi, e da Austrália, Scott Morrison.

As fontes do governo alemão explicaram que Merkel não se encontrará com o presidente da França, Emmanuel Macron, porque ambos se veem frequentemente dentro de encontros da UE. Para a chanceler, reuniões como G20 devem ser aproveitadas para estreitar relações com líderes com os quais o contato é menor.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaG20Angela Merkel

Mais de Mundo

Trump condiciona reconstrução de Gaza a desarmamento "total e imediato" do Hamas

Netanyahu exige desmonte da capacidade nuclear do Irã em nova rodada de negociações

"Preocupante", diz Rubio sobre relatório que aponta toxina de rã na morte de Navalny

Trump anuncia mais de US$ 5 bilhões do Conselho de Paz para reconstrução de Gaza