Mundo

"Foi um resultado excelente", diz Merkel

"Agradeço a confiança depositada. Amanhã abordaremos no partido a situação, com os resultados na mão, mas hoje já é momento de celebrar", disse a chanceler

Angela Merkel: "Agradeço a confiança depositada. Amanhã abordaremos no partido a situação, com os resultados na mão, mas hoje já é momento de celebrar", disse a chanceler (Getty Images)

Angela Merkel: "Agradeço a confiança depositada. Amanhã abordaremos no partido a situação, com os resultados na mão, mas hoje já é momento de celebrar", disse a chanceler (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de setembro de 2013 às 16h02.

Berlim - A chanceler alemã, Angela Merkel, disse que o resultado obtido por seu partido nas eleições gerais realizadas neste domingo em seu país foi 'excelente' e que os democratas-cristãos 'atuarão com 'responsabilidade' perante o 'claro mandato' obtido do eleitorado para governar por mais quatro anos.

'Agradeço a confiança depositada. Amanhã abordaremos no partido a situação, com os resultados na mão, mas hoje já é momento de celebrar', disse a chanceler, em alusão ao que ocorrerá com o Partido Liberal, parceiros de governo dos sociais-democratas e que segundo as projeções de voto ficariam sem cadeiras no Parlamento.

A coalizão formada pela União Democrata-Cristã e a União Social-Cristã da Baviera (CDU/CSU) conseguiram, segundo as projeções feitas após o fechamento das urnas, seu melhor resultado em mais de duas décadas, ao obter 42% dos votos.

Aliado de Merkel, o Partido Liberal, de acordo com as estimativas, não conquistou 5% dos votos, o que deixaria a legenda de fora do próximo Parlamento (Bundestag) e impediria a reedição da atual coalizão de governo.

O Partido Liberal participou de 17 dos últimos 22 governos federais na Alemanha.

Após saber os resultados das primeiras projeções de votos, os liberais admitiram viver sua 'hora mais amarga' desde a fundação do partido.

O secretário-geral da legenda, Christian Lindner, disse ao canal público 'ARD' que este é o pior momento que atravessa em sua história no partido. 

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelEleiçõesEuropaPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal