Mundo

Membro do BCE denuncia conflito de interesse nas agências de classificação

Os comentários foram feitos após a agência Standard & Poor's rebaixar a nota para a dívida dos Estados Unidos pela primeira vez na história

A agência Standard & Poor's (S&P) rebaixou a nota para a dívida dos Estados Unidos, passando de "AAA" para "AA+" (AFP/Stan Honda)

A agência Standard & Poor's (S&P) rebaixou a nota para a dívida dos Estados Unidos, passando de "AAA" para "AA+" (AFP/Stan Honda)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de agosto de 2011 às 18h31.

Madri - José Manuel González-Páramo, membro do Conselho Executivo do Banco Central Europeu (BCE), afirmou neste domingo que as três agências de classificação financeira "estão submetidas a uma conflito de interesses escandaloso" e que o o setor precisava de concorrência.

"Temos um problema muito sério com as agências de classificação financeira", disse González-Páramo numa entrevista concedida ao jornal 'La Voz de Galicia'.

"As recomendações podem ser ruins ou péssimas, como foi demonstrado nas atuações dessas agências nos últimos anos, e elas não assumem nenhuma responsabilidade", completou.

"Também estão sendo submetidas a um conflito de interesses escandaloso. Hoje, elas continuam falhando e baseando suas análise não apenas em fatos, mas também em conjecturas, com informação parcial", criticou o economista.

Além disso, ele também defendeu a decisão do BCE de elevar as taxas de juros a 1,5% em julho apesar das turbulências nos mercados, alegando que a inflação desse mês na Europa foi de 2,5%, "o que significa que as taxas de juros a curto prazo são negativas e que a política monetária mantém uma orientação de acomodação".

Os comentários foram feitos após a agência Standard & Poor's (S&P) rebaixar a nota para a dívida dos Estados Unidos pela primeira vez na história, passando de "AAA" para "AA+".

As outras duas agências de classificação financeira, a Moody´s e a Fitch, deixaram a nota em "AAA".

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingCrises em empresasEstados Unidos (EUA)Países ricosStandard & Poor's

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA