Mundo

Medvedev: Rússia não tem "relações privilegiadas" com Síria

"Não há nenhuma relação especial ou privilegiada com o presidente (Bashar) al-Assad", disse o primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev

Medvedev concede uma entrevista coletiva em Paris: "consideramos não ser conveniente interferir nos assuntos internos de nações soberanas", observou o premiê (©AFP / Martin Bureau)

Medvedev concede uma entrevista coletiva em Paris: "consideramos não ser conveniente interferir nos assuntos internos de nações soberanas", observou o premiê (©AFP / Martin Bureau)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de novembro de 2012 às 17h28.

Paris - A Rússia não tem uma "relação especial" com o presidente sírio, Bashar al-Assad, afirmou nesta terça-feira o primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, considerando que poderia se falar em relações "especiais" na época da URSS e do presidente Hafez al-Assad.

"Não há nenhuma relação especial ou privilegiada com o presidente (Bashar) al-Assad. Tais relações, que existiam na União Soviética com seu pai (Hafez al-Assad), não existem em nosso país com o atual presidente", explicou o líder russo durante uma coletiva de imprensa em Paris, após uma reunião com o seu homólogo francês, Jean-Marc Ayrault.

"Tivemos e temos (com Damasco) boas relações de trabalho", acrescentou Dmitry Medvedev, presidente de um país considerado um dos principais aliados do regime sírio, junto com China e Irã,.

"Não é nosso papel apoiar qualquer regime que seja", disse ele.

No entanto, observou o primeiro-ministro russo, "consideramos não ser conveniente interferir nos assuntos internos de nações soberanas, mesmo se temos objeções quanto à aplicação dos direitos humanos".

"Podemos, é claro, opinar sobre este assunto, junto ao presidente Assad e a oposição, porque o sangue é derramado em ambos os lados e eles carregam a mesma responsabilidade pelo o que acontece lá", disse Medvedev .

"Nossa tarefa é levá-los à mesa de negociações", concluiu o primeiro-ministro russo.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBashar al-AssadEuropaPolíticosPrimavera árabeRússiaSíria

Mais de Mundo

Câmara dos EUA evita paralisação do governo com aprovação de pacote emergencial de financiamento

Maduro propõe reforma constitucional para reforçar controle político na Venezuela

Atropelamento em feira de Natal na Alemanha mata duas pessoas e caso é investigado como terrorismo

Portugal aprova lei que facilita pedido de residência para brasileiros