Mundo

Medvedev pede ajuda a Alemanha para modernizar economia

Presidente russo se encontrou com chanceler alemã Angela Merkel em reunião que reforçava a necessidade de cooperação bilateral

Angela Merkel encontra-se com presidente russo Dmitri Medvedev (Vladimir Rodionov/AFP)

Angela Merkel encontra-se com presidente russo Dmitri Medvedev (Vladimir Rodionov/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de julho de 2010 às 13h45.

Ekaterimburgo - O presidente russo Dmitri Medvedev pediu nesta quinta-feira à Alemanha que ajude na modernização da economia da Rússia, por ocasião de uma visita da chanceler alemã Angela Merkel destinada a reforçar a cooperação bilateral que resultou na assinatura de vários contratos milionários.

"Espero que as empresas alemães, que têm uma grande experiência, participem nessa tarefa" de modernização da economia na Rússia, declarou Medvedev ante empresários de ambos países, destacando as reestruturações de companhias na Alemanha depois da reunificação do país em 1990.

Na reunião realizada em Ekaterimburgo (Urais, centro da Rússia), foram assinados vários acordos, entre eles um contrato entre a companhia ferroviária russa RZD e o grupo industrial alemão Siemens no valor de 2,8 bilhões de dólares para a fabricação de 240 trens regionais nos próximos dez anos.

Além disso, a Siemens concordou em ajudar o Kremlin em seus esforços para estabelecer um centro tecnológico em Skolkovo (periferia de Moscou), que visa a converter-se numa espécie de Silicon Valley russo.

A Alemanha, o primeiro sócio comercial a Rússia, tem muito potencial para investir na Rússia, segudo enfatizou Merkel durante na coletiva de imprensa conjunta.

Ambos países já estão associados no projeto do gasoduto Nord Stream, que os unirá por baixo do Mar Báltico e abastecerá a Europa de gás russo.

Merkel viajou à Rússia acompanhada de 25 grandes empresários alemães dentro de um giro que a levará à China e ao Cazaquistão.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelÁsiaEuropaPaíses ricosPersonalidadesPolíticosRússia

Mais de Mundo

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia