Médico chinês que alertou sobre coronavírus está em estado grave
Li Wenliang contraiu coronavírus de paciente e está internado em estado grave em Wuhan
Estadão Conteúdo
Publicado em 6 de fevereiro de 2020 às 14h22.
Última atualização em 6 de fevereiro de 2020 às 20h00.
São Paulo — O médico chinês Li Wenliang, que ganhou notoriedade por divulgar os riscos do novo coronavírus, foi infectado e morreu em decorrência do vírus nesta quinta-feira, informou o hospital.
Segundo a TV americana CNN, o médico estava internado em Wuhan desde 12 de janeiro. Ele contraiu coronavírus de seu paciente."Na luta contra a epidemia de pneumonia da nova infecção por coronavírus, o oftalmologista do nosso hospital, Li Wenliang, infelizmente foi infectado. Ele está atualmente em estado crítico e estamos fazendo o possível para ressuscitá-lo", diz comunicado do hospital.
No Twitter, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lamentou a morte de Li. "Nós estamos profundamente tristes com a morte do Dr. Li Wenliang. Todos nós precisamos celebrar o trabalho que ele fez", tuitou a OMS.
A divulgação de Li Wenliang sobre o perigo representado pelo coronavírus lhe custou uma reprimenda por parte do governo de Wuhan. Ele foi acusado de "espalhar rumores online" e de "perturbar seriamente a ordem social" e teve que prestar depoimento à polícia local.
Policiais usando máscaras na Praça da Paz, um dos principais pontos turísticos de Xangai, na China
Transporte público vazio em Pequim, China, em razão da epidemia do novo coronavírus
Homem anda de bicicleta em Pequim, na China
+ 3