Mundo

Maré Negra no Golfo ocorreu por problemas 'sistemáticos'

Comissão presidencial americana avisou que situação pode voltar a ocorrer se não forem adotadas medidas

Causas que levaram à explosão são sistemáticas, diz relatório (Getty Images)

Causas que levaram à explosão são sistemáticas, diz relatório (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2011 às 08h41.

Washington - O vazamento de petróleo no Golfo do México, na primavera boreal de 2010, foi resultado de um "sistemático" problema de gestão e pode voltar a ocorrer se não forem adotadas medidas, advertiu nesta quarta-feira a comissão presidencial americana que investiga o caso.

A conclusão é baseada em um capítulo do relatório sobre a explosão do poço da britânica Bristish Petroleum (BP), que matou 11 operários e vazou quatro milhões de barris de petróleo no mar no Golfo do México.

A explosão "foi o resultado de uma série de erros humanos e descuidos da BP, Halliburton e Transocean, que ignoraram as regulamentações das autoridades, assim como os recursos necessários e a experiência técnica para a prevenção" de acidentes, destaca a comissão.

O grupo Transocean era o proprietário da plataforma, fretada pela BP e que afundou no acidente.

A americana Halliburton, que presta serviços à exploração petroleira, admitiu em outubro que não realizou um teste chave sobre o estado do cimento no poço antes da explosão, mas acusou a BP de conivência.

As causas que levaram à explosão "são sistemáticas e podem voltar a ocorrer diante da ausência de reformas significativas, tanto na indústria como nas políticas do governo", adverte o relatório, que deve ser publicado na íntegra no próximo dia 11 de janeiro.

O documento destaca que "muitas das decisões que BP, Halliburton e Transocean tomaram pouparam tempo e dinheiro às companhias mas ampliaram o risco de explosão no poço de Macondo".

Acompanhe tudo sobre:PetróleoMeio ambienteEnergiaPreservação ambiental

Mais de Mundo

Nova Délhi busca "corredor seguro" para importar petróleo bruto venezuelano

Justiça de Minnesota mantém agentes federais do ICE nas ruas sob protestos nacionais

Juíza rejeita pedido para suspender operação migratória de Trump em Minnesota

Japão fica sem pandas pela primeira vez em mais de 50 anos