Mundo

Mandela está bem após ser internado, diz ministra

O ex-presidente sul-africano foi submetido a um exame de laparoscopia

Mandela, ex-presidente da África do Sul: última aparição pública foi na final da Copa de 2010 (Getty Images)

Mandela, ex-presidente da África do Sul: última aparição pública foi na final da Copa de 2010 (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de fevereiro de 2012 às 10h25.

Cidade do Cabo - O ícone sul-africano Nelson Mandela, de 93 anos, submeteu-se a uma investigação diagnóstica para um problema abdominal e está "bem" em seu segundo dia no hospital, neste domingo, afirmou a ministra da Defesa Lindiwe Sisulu.

"Ele fez um exame de laparoscopia", procedimento em que a área abdominal é investigada por pequenas câmeras, inseridas através de pequenas incisões, disse a ministro em entrevista coletiva. "Ele está bem, está se recuperando da anestesia e está tão bem quanto se possa estar na sua idade. Ele está bem e bonito", comentou ela.

Sisulu, cujo ministério é responsável pelo tratamento a ex-autoridades, não disse quando Mandela deve ser liberado do hospital. A África do Sul também mantém segredo sobre o hospital em que Mandela é tratado.

No sábado, o presidente sul-africano, Jacob Zuma, disse que Mandela não corria perigo e deveria ser liberado no domingo ou na segunda-feira, após ser hospitalizado com dores abdominais.

"Nunca houve nada errado com ele", disse neste domingo a ministra. Os rumores de que Mandela havia passado por uma cirurgia de hérnia foram negados por ela.

Uma das figuras mais importantes na luta contra o Apartheid sul-africano, Mandela foi presidente do país entre 1994 e 1999 e já foi agraciado com o prêmio Nobel da Paz. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaSaúdeÁfrica do Sul

Mais de Mundo

Avalanche na Itália mata ao menos três pessoas e deixa Alpes em alerta

Irã sinaliza retomada de negociações nucleares com os EUA, mas mantém linhas vermelhas

Dinamarca diz que tensão com EUA sobre a Groenlândia diminuiu, mas 'crise' persiste

Netanyahu se reunirá com Trump na 4ª feira em Washington