Mulheres afegãs em Cabul: os casos de intoxicação em escolas femininas são bastante frequentes no Afeganistão e geralmente são rodeados de certo mistério. (REUTERS/Ahmad Masood)
Da Redação
Publicado em 21 de maio de 2013 às 13h40.
Cabul - Pelo menos 80 meninas de uma escola de ensino médio, no norte do Afeganistão, perderam nesta terça-feira a consciência por causa de um aparente envenenamento, em um novo ataque de autoria não reivindicada contra estudantes afegãs.
O incidente ocorreu no colégio feminino Islam Qala, situado no distrito de Shirin Tagab da província de Faryab, informou à agência local "AIP" o governador local, Luqman Gahrik.
Gahrik explicou que uma pessoa lançou uma substância no complexo escolar que levou as adolescentes a desmaiarem após inalá-la, precisando ser hospitalizadas. Segundo fontes médicas citadas pela imprensa afegã, a maioria das menores já recebeu alta médica.
Os casos de intoxicação em escolas femininas são bastante frequentes no Afeganistão e geralmente são rodeados de certo mistério.
No dia 1º de maio, pelo menos 70 meninas ficaram inconscientes em um incidente parecido em Cabul e em julho do ano passado ocorreu o mesmo com outras 100 estudantes também na capital afegã.
Muitos analistas responsabilizam os talibãs pelos envenenamentos, mas porta-vozes dos rebeldes negaram seu envolvimento nos fatos.
Os insurgentes, no entanto, se opõem à educação das meninas e adolescentes e a proibiram durante seu regime fundamentalista islâmico no país (1996-2001).
Desde a queda dos talibãs por causa da invasão americana, a comunidade internacional vem enfatizando a importância de promover a educação feminina no Afeganistão.