Mundo

Mais de 80% dos americanos estão descontentes com a política

Segundo pesquisa do Instituto Gallup, essa é uma imagem negativa sem precedentes que afeta tanto os democratas como os republicanos

Na enquete, 57% dos entrevistados declararam terem pouca ou nenhuma confiança em que o governo federal resolverá os problemas do país (John Zich/AFP)

Na enquete, 57% dos entrevistados declararam terem pouca ou nenhuma confiança em que o governo federal resolverá os problemas do país (John Zich/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2011 às 10h54.

Washington - Mais de 80% dos americanos estão descontentes com a forma como o país vem sendo governado, uma imagem negativa sem precedentes que afeta tanto os políticos democratas como os republicanos, revela uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo Instituto Gallup.

Apenas 19% dos entrevistados manifestaram ter uma visão positiva do governo - incluindo o Poder Executivo, Poder Legislativo e os partidos políticos -, uma queda considerável em comparação a 2009, quando a aprovação era de 44% e o descontentamento chegava a 56%.

O instituto informou ainda que o descontentamento dos eleitores é de 65% com relação aos democratas e de 93% com os republicanos. "Isto talvez reflita a distribuição de poderes em Washington, onde os democratas controlam a Casa Branca e o Senado, e os republicanos controlam a Câmara de Representantes", avaliou o porta-voz do Gallup.

"Os eleitores de ambos os partidos culpam 'o governo' sem acusar, necessariamente, o próprio partido", acrescentou. Segundo a pesquisa, 82% dos americanos reprovam a forma como o Congresso desempenha seu trabalho e 69% têm pouca ou nenhuma confiança no Poder Legislativo, uma visão negativa sem precedentes.

A enquete reflete um panorama decepcionante do momento político nos Estados Unidos: 57% dos entrevistados têm pouca ou nenhuma confiança em que o Governo Federal resolverá os problemas do país e 53% têm pouca ou nenhuma confiança nos candidatos.

A pesquisa de opinião foi feita entre 8 e 11 de setembro e consistiu em entrevistas por telefone com 1.017 adultos nos 50 estados e no distrito de Columbia, e possui uma margem de erro de 4 pontos percentuais.

Acompanhe tudo sobre:Crise políticaEstados Unidos (EUA)Países ricosPolítica

Mais de Mundo

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique