Mundo

Maduro ordena mudança de escritório da companhia petrolífera para Moscou

"A Europa não dá garantias de respeito a nossos ativos", disse a vice-presidente da estatal Pdvsa

Nicolás Maduro: em meio à tensão no país, governo venezuelano transfere do escritório da estatal petrolífera para Moscou (Manaure Quintero/Reuters)

Nicolás Maduro: em meio à tensão no país, governo venezuelano transfere do escritório da estatal petrolífera para Moscou (Manaure Quintero/Reuters)

E

EFE

Publicado em 1 de março de 2019 às 09h40.

Moscou - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou a mudança do escritório da companhia petrolífera estatal Pdvsa de Lisboa para garantir a segurança dos ativos do país, anunciou nesta sexta-feira a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez.

"A Europa não dá garantias de respeito a nossos ativos", disse Rodríguez durante uma entrevista coletiva conjunta com seu colega russo, Sergey Lavrov, em Moscou.

A vice-presidente afirmou que os países capitalistas estão violando suas própias leis ao congelar os bens da Venezuela em bancos ocidentais e tachou de um "roubo à mão armada" o que está ocorrendo atualmente com os recursos financeiros da Venezuela.

Os Estados Unidos aplicaram várias rodadas de sanções econômicas a altos cargos do Governo de Nicolás Maduro e a estatal Pdvsa, principal fonte de ingressos por exportações do país.

Além disso, Washington ameaçou com represálias a países que façam negócios relacionados com o ouro ou o petróleo da Venezuela.

Por sua vez, a Rússia rejeita categoricamente a pressão mediante sanções contra o Governo de Caracas e advoga pelo diálogo como a única via para solucionar a grave crise política no país latino-americano.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Indústria do petróleoMoscouNicolás MaduroRússiaSançõesVenezuela

Mais de Mundo

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia