Mundo

Maduro nega ter nascido na Colômbia

Presidente da Venezuela disse que o boato de que teria nascido no país vizinho é mais uma tentativa da direita para derrubá-lo

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante cerimônia de homenagem a Hugo Chávez em 28 de julho em Caracas (Juan Barreto/AFP)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante cerimônia de homenagem a Hugo Chávez em 28 de julho em Caracas (Juan Barreto/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de julho de 2013 às 22h37.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, negou nesta terça-feira ter nascido na Colômbia e disse que o boato é mais uma tentativa da direita para derrubá-lo.

"A direita venezuelana não conseguiu derrubar a revolução bolivariana (...) Não puderam e não poderão, com golpes, contragolpes e até em eleições. Agora estão inventando coisas de dementes", disse Maduro no porto equatoriano de Guayaquil.

O líder venezuelano desmentiu assim as declarações do embaixador panamenho na OEA, Guillermo Cochez, que divulgou um documento do registro civil da Colômbia segundo o qual Maduro nasceu na cidade de Cúcuta, capital do departamento colombiano de Norte de Santander, na fronteira com a Venezuela.

A oposição venezuelana afirma que se a informação for correta, Maduro estaria impedido constitucionalmente de exercer o cargo.

O líder da oposição, Henrique Capriles, que impugnou os resultados das eleições de abril passado, exigiu que Maduro mostre sua certidão de nascimento.

"Nicolás lhe pergunto: Onde nasceu? Os venezuelanos estão em dúvida. O povo venezuelano quer saber, revele seu local de nascimento, se isto é uma mentira, mostre sua certidão de nascimento, mostre ao país, porque se você nasceu em outro país, violou a Constituição", disse Capriles.

"Ficaria orgulhoso de ter nascido em Cúcuta, orgulhoso de ser colombiano (...), mas nasci em Caracas, nasci e me criei aqui", garantiu o presidente em Quayaquil, onde participa da Aliança Bolivariana dos Povos para Nossa América (ALBA).

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaNicolás MaduroPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Tarifas de Trump abrem espaço para mais negócios com o Brasil, diz diplomata do Canadá

Inglaterra quer proibir venda de facas com ponta para frear assassinatos

"Nós os responsabilizaremos", diz Netanyahu sobre Hamas após entrega de corpos de reféns

Indústria de alimentos tem faturamento recorde, vê decisões de Trump com cautela