Mundo

Madri entregará dossiê de candidatura dos Jogos de 2020

A capital espanhola concorre com Tóquio e Istambul, que também devem apresentar nesta data os documentos que explicam detalhadamente seus projetos


	Cidade de Madri: os eleitores estão proibidos de viajar às cidades candidatas convidados por elas, para evitar casos de corrupção
 (Wikimedia Commons)

Cidade de Madri: os eleitores estão proibidos de viajar às cidades candidatas convidados por elas, para evitar casos de corrupção (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de dezembro de 2012 às 13h22.

Madri - O dia 7 de janeiro de 2013 é o último para a entrega do dossiê das candidaturas para os Jogos Olímpicos de 2020, e Madri prepara o envio de uma comissão de notáveis para Lausanne, na Suíça, na sede do COI.

A capital espanhola concorre com Tóquio e Istambul, que também devem apresentar nesta data os documentos que explicam detalhadamente seus projetos.

Por Madri, estará na Suíça, Alejandro Blanco, presidente da candidatura e do Comitê Olímpico Espanhol, junto com o executivo-chefe de Madri 2020, Víctor Sánchez, e o responsável de relações internacionais da campanha, a ex-velejadora Theresa Zabell.

Como representantes de instituições políticas estão previstos como integrantes da delegação da capital, o presidente do Conselho Superior de Esportes, Miguel Cardeal, a prefeita de Madri, Ana Botella, e a conselheira de Educação, Juventude e Esporte da comunidade Autônoma de Madri, Lucía Figar.

Deverão completar o grupo, os três membros espanhóis do COI: Juan Antonio Samaranch, Marisol Casado e José Perurena.

Madri 2020 entregará seu dossiê em Lausanne às 14h (horário local) do 7 de janeiro e no dia seguinte apresentará seu conteúdo em entrevista coletiva na capital espanhola. O COI não permite tornar público o relatório antes do dia 8.

Os detalhes do projeto, no entanto, acabaram sendo revelados nos últimos meses. Todos os esportes, por exemplo, tem suas sedes definidas, com mudanças significativas com relação ao relatório inicial. O vôlei de praia, por exemplo, terá uma instalação temporária.


Madri foi candidata à sede dos Jogos de 2012 e 2016. Da segunda candidatura, há uma grande diferençca segundo fontes ligadas à Madri 2020: a austeridade do orçamento. Os valores para a realização do evento girariam em torno de 1,5 bilhões de euros, para a construção das infraestruturas pendentes. O orçamento prévio anterior chegava a quase 2,8 bilhões de euros.

Outra candidata que divulgou seus planos de entrega foi Tóquio, que deverá ter dois diretores e mais dois medalhistas olímpicos em Lausanne para a entrega do seu dossiê, no dia 7 de janeiro.

Estão confirmadas às viagens de Masato Mizuno, diretor-executivo de Tóquio 2020 e vice-presidente do Comitê Olímpico Japonês, e Yasuhiro Nakamori, membro do Comitê Executivo da candidatura. Os atletas que irão para a Suíça são Homare Sawa, da seleção feminina de futebol, e Takayuki Suzuki, nadador paralímpico, respectivamente prata e bronze em Londres 2012.

Uma vez recebidos os relatórios de candidatura, a Comissão de Avaliação do COI, presidida pelo britânico Craig Reedie, estudará os documentos e iniciará visitas as três cidades, fase essa agendada para março: 4 a 7 em Tóquio, 18 a 21 em Madri e 24 a 27 em Istambul.

Em julho a Comissão tornará público um relatório que servirá de guia para os membros do COI votaram na sede dos Jogos, no dia 7 de setembro de 2013, em Buenos Aires.

Os eleitores estão proibidos de viajar às cidades candidatas convidados por elas, para evitar casos de corrupção. 

Acompanhe tudo sobre:EspanhaEsportesEuropaMadriOlimpíadasPiigs

Mais de Mundo

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano

Argentinos de classe alta voltam a viajar com 'dólar barato' de Milei

Trump ameaça retomar o controle do Canal do Panamá