"Acho que o segundo turno é a possibilidade de comparação histórica entre Lula e Fernando Henrique", disse Lula (.)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h36.
Rio de Janeiro - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acredita que boa parte do eleitorado da ex-presidenciável Marina Silva (PV) vai escolher a candidata Dilma Rousseff (PT). Ao mesmo tempo, estimou que a senadora vá optar pela neutralidade no segundo turno.
"Eu compreendo que ela (Marina) vai demorar um pouco para tomar uma decisão e talvez ela nem tome uma decisão, talvez ela queira ficar um pouco neutra", disse Lula a jornalistas após cerimônia de inauguração de novas instalações do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Cenpes).
"É importante lembrar que os eleitores vão se movimentando, não estão parados. Eles vão andando. Eu acho que, se eu conheço o tipo de voto que a companheira Marina teve, acho que uma boa parte desses votos vai para a companheira Dilma", completou.
Ele citou que Marina foi filiada ao PT e ocupou o ministério do Meio Ambiente em seu governo, onde entrou e saiu quando quis, disse.
Segundo Lula, o primeiro turno demonstrou que o eleitor quer uma mulher na Presidência da República utilizando como argumento a soma dos votos de Dilma e Marina, um total de 77 por cento.
Lula disse ainda que considera legítimo que a campanha de José Serra (PSDB) utilize a gestão de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).
"Acho que o segundo turno é a possibilidade de comparação histórica entre Lula e Fernando Henrique", disse, repetindo estratégia da campanha dilmista do primeiro turno.
Leia mais notícias sobre Eleições 2010
Siga as notícias de Eleições 2010 no Twitter