Mundo

Lugo não deve ir à reunião do Mercosul

Segundo o ex-presidente a ideia é não colocar os mandatários do bloco em “uma situação desconfortável”

Fernando lugo: Na véspera da destituição de Lugo, no dia 21, a entidade pediu às autoridades paraguaias para respeitar o direito de defesa do ex-presidente (Jorge Adorno/Reuters)

Fernando lugo: Na véspera da destituição de Lugo, no dia 21, a entidade pediu às autoridades paraguaias para respeitar o direito de defesa do ex-presidente (Jorge Adorno/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de junho de 2012 às 17h15.

Brasília – O ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo não deve participar da reunião de Cúpula do Mercosul, em Mendoza, na Argentina, marcada para a próxima sexta-feira (29). Apesar de ter dito anteriormente que iria participar da reunião, Lugo afirmou hoje (26) que pode reconsiderar sua decisão de comparecer ao encontro para não pressionar e nem colocar os mandatários do bloco em “uma situação desconfortável”, informou a agência de notícias públicas do Paraguai, IP Paraguay.

A reunião é para discutir a crise política no Paraguai, agravada após o impeachment de Lugo na sexta-feira (22), quando o vice Federico Franco assumiu a presidência. O país foi suspenso provisoriamente do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). Agora, os paraguaios temem sanções mais rigorosas por parte das nações vizinhas.

A situação do Paraguai é tema também de uma sessão extraordinária da Organização dos Estados Americanos (OEA), na capital norte-americana Washington, sede da entidade. O secretário-geral geral da OEA, José Miguel Insulza, cancelou uma viagem para o Peru, onde estava prevista sua participação em uma conferência sobre drogas, para se dedicar às discussões a respeito da situação política no Paraguai. É a segunda vez que a organização se manifestará sobre o país.

Na véspera da destituição de Lugo, no dia 21, a entidade pediu às autoridades paraguaias para respeitar o direito de defesa do ex-presidente Fernando Lugo e as instituições democráticas.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaFederico FrancoFernando LugoImpeachmentMercosulParaguaiPolíticos

Mais de Mundo

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países