Hillary Clinton: jornal de Los Angeles se posicionou claramente a favor da ex-secretária de Estado (Lucy Nicholson / Reuters)
Da Redação
Publicado em 4 de junho de 2016 às 09h03.
São Paulo - O jornal "Los Angeles Times" publicou nesta sexta-feira um editorial no qual apoiou publicamente a candidato à indicação democrata à Presidência dos Estados Unidos Hillary Clinton, poucos dias antes que na próxima terça-feira se enfrentem nas primárias da Califórnia ela e o senador Bernie Sanders.
O jornal de Los Angeles se posicionou claramente a favor da ex-secretária de Estado e inclusive pediu diretamente aos eleitores que votem nela, ao considerá-la "mais conhecedora dos assuntos domésticos e internacionais do que Sanders" e considerar que tem "mais possibilidades de atingir os objetivos que ambos compartilham".
O periódico de maior circulação do estado da Califórnia também avaliou que Hillary é "a melhor candidata" para derrotar o pré-candidato republicano, Donald Trump.
"Os eleitores nas primárias democratas da Califórnia devem estar agradecidos a Bernie Sanders por uma campanha que destacou questões que sem ele teriam sido ignoradas, mas devem votar em Hillary Clinton", afirmou o jornal, habitualmente próximo às teses do aparelho do Partido Democrata.
"Em política doméstica, suas posturas (de Hillary) em temas como saúde e regulação financeira são menos utópicas do que Sanders propõe e também mais realistas", apontou o "LA Times", que fez uma distinção entre os "progressistas idealistas" representados por Sanders e os "moderados pragmáticos" representados por Hillary.
"Esta página apoia Hillary não porque seja mais provável que ganhe a indicação, mas porque está muito melhor preparada que Sanders para a Presidência", escreveu o jornal, que assegurou que uma presidência de Hillary seria "mais prosaica, mas mais efetiva" que uma de Sanders, autoproclamado socialista democrático.
A Califórnia, o estado mais populoso do país, será um dos últimos a votar nas primárias tanto democratas como republicanas do próximo dia 7 de junho.