Mundo

Lisboa fixa como prioridade atrair turistas brasileiros

Turista brasileiro passa a ser prioridade do setor na capital portuguesa depois de um crescimento de 50% nas viagens em 2010

Lisboa prevê um aumento de 600 mil pernoites de turistas brasileiros até 2014 (TALITA RIBEIRO /Viagem e Turismo)

Lisboa prevê um aumento de 600 mil pernoites de turistas brasileiros até 2014 (TALITA RIBEIRO /Viagem e Turismo)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de janeiro de 2011 às 15h52.

Lisboa - A capital portuguesa virou o principal alvo para atrair turistas brasileiros e espanhóis, segundo o plano estratégico do organismo "Turismo de Lisboa", divulgado nesta sexta-feira.

O "Turismo de Lisboa" anunciou nesta sexta-feira que quer atrair os turistas brasileiros, grupo que passa a ser considerado "estratégico" e ter a mesma importância dos espanhóis.

O plano para o período 2011-2014 prevê um crescimento de 600 mil pernoites na aérea metropolitana de Lisboa, onde o número de turistas brasileiros aumentou em 50% no último ano com relação ao anterior.

A intenção da capital portuguesa é atrair turistas entre 26 e 55 anos, que viajam em casal ou com amigos, de acordo com o documento.

"Havia um déficit de informação e de percepção no mercado do Brasil em relação a Lisboa", manifestou durante a apresentação do documento o diretor-geral do Turismo de Lisboa, Vítor Costa.

Além disso, a iniciativa pretende aproveitar o elevado fluxo de passageiros brasileiros que o aeroporto da capital lusa recebe, estimado em 300 mil.

Outra novidade apresentada é a criação de uma marca internacional para a histórica cidade de Sintra - a 30 quilômetros de Lisboa -, que será apresentada como "Capital do Romantismo".

Segundo dados oficiais, a capital portuguesa absorve 21% do PIB atribuído à economia do turismo local e 22% das pernoites na hotelaria nacional, com 29% da receita neste setor.

De acordo com cálculos de agosto passado, as receitas procedentes do setor turístico de Portugal subiram 10% em junho de 2010 e 7,4% no primeiro semestre, frente ao mesmo período de 2009.

Brasil (47% mais), Estados Unidos (38%), Itália (18%), Espanha, (7,1%), Reino Unido (6,8%) e França (6,6%) foram os mercados que mais cresceram.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEuropaPiigsPortugalTurismo

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia