Mundo

Liderança de Dilma nas pesquisas era previsível, diz professor da USP

Gaudêncio Torquato avalia que a candidata do PT tem hoje, antes do horário gratuito no rádio e na televisão, 70% de chances de vencer a eleição

Dilma lidera a disputa pela Presidência (.)

Dilma lidera a disputa pela Presidência (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h36.

São Paulo - O resultado da pesquisa CNI/Ibope, que coloca Dilma Roussef à frente de José Serra (40% a 35%), era "previsível", na avaliação do professor de comunicação política da Universidade de São Paulo (USP) e presidente da GT Marketing e Comunicação, Gaudêncio Torquato. "Apesar da grande exposição de Serra nos programas do PSDB, do DEM e do PPS, Dilma está conseguindo canalizar os pontos positivos do governo Lula", diz o professor.

Há vários aspectos que colaboram com a campanha petista. Entre eles, Gaudêncio Torquato cita o forte crescimento da economia, o carisma do presidente Lula, a máquina do governo e o tempo maior no rádio na televisão no primeiro turno. "Eu daria hoje, antes do horário eleitoral gratuito, 70% de chances de Dilma vencer as eleições", diz o cientista político, que, no mês passado, a pedido do site EXAME.com, calculou os fatores que podem decidir o vencedor.

Torquato não acredita que a candidata do PT possa fugir dos debates no primeiro turno. "O risco maior dela é cometer alguma gafe na TV ou nas ruas. Ela precisa ter uma linguagem mais diplomática", avalia o professor.

Quanto a José Serra, o presidente da GT Marketing e Comunicação diz que a campanha está muito "zangada". "Não adianta ficar falando em dossiê. A população quer propostas que afetem a vida dela."

O cientista política aposta na realização do segundo turno entre Serra e Dilma, e diz que Marina Silva (PV) tem carisma, mas sofre com a falta estrutura na campanha. "Sem grandes partidos na coligação, não se sabe como ela iria governar", diz Torquato.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilCelebridadesEleiçõesMarina SilvaJosé SerraEleições 2010

Mais de Mundo

Trump condiciona reconstrução de Gaza a desarmamento "total e imediato" do Hamas

Netanyahu exige desmonte da capacidade nuclear do Irã em nova rodada de negociações

"Preocupante", diz Rubio sobre relatório que aponta toxina de rã na morte de Navalny

Trump anuncia mais de US$ 5 bilhões do Conselho de Paz para reconstrução de Gaza