Mundo

Líder rebelde do leste da Ucrânia toma posse

Líder separatista pró-Rússia tomou posse nesta terça-feira como chefe de uma autoproclamada "república popular" no leste da Ucrânia

Alexander Zakharchenko: líder jurou "servir honestamente aos interesses do povo da República Popular de Donetsk e cumprir meus deveres" (Maxim Zmeyev/Reuters)

Alexander Zakharchenko: líder jurou "servir honestamente aos interesses do povo da República Popular de Donetsk e cumprir meus deveres" (Maxim Zmeyev/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de novembro de 2014 às 08h48.

Donetsk - Um líder separatista pró-Rússia tomou posse nesta terça-feira como chefe de uma autoproclamada "república popular" no leste da Ucrânia, em uma cerimônia que agravou o impasse da ex-república soviética com a Rússia.

Alexander Zakharchenko, que foi eleito em uma votação no domingo considerada uma "farsa" por Kiev e ilegítima pelo Ocidente, jurou "servir honestamente aos interesses do povo da República Popular de Donetsk e cumprir meus deveres".

Antes da cerimônia, realizada em um teatro de Donetsk, uma cidade industrial que tornou-se reduto dos separatistas, outra figura pró-Rússia, Andrei Purgin, afirmou: "Estamos começando uma história com essa posse, e o que acontecer hoje será repetido. Estamos estabelecendo as tradições da República".

O governo ucraniano pró-Ocidente teme que um novo "conflito congelado" seja criado nas regiões do leste e ameacem ainda mais a unidade territorial da Ucrânia, que já perdeu em março o controle da península da Crimeia, anexada pela Rússia.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaRússiaUcrâniaEleições

Mais de Mundo

Nova Délhi busca "corredor seguro" para importar petróleo bruto venezuelano

Justiça de Minnesota mantém agentes federais do ICE nas ruas sob protestos nacionais

Juíza rejeita pedido para suspender operação migratória de Trump em Minnesota

Japão fica sem pandas pela primeira vez em mais de 50 anos