Mundo

Líder dos anglicanos com coração pesado por decisão do Papa

Justin Welby acrescentou, porém, que compreende "totalmente" a renúncia


	O novo arcebispo de Canterbury, Justin Welby: o líder espiritual dos anglicanos também prestou homenagem ao espírito de teólogo "notável e criativo" de Bento XVI
 (Toby Melville/AFP)

O novo arcebispo de Canterbury, Justin Welby: o líder espiritual dos anglicanos também prestou homenagem ao espírito de teólogo "notável e criativo" de Bento XVI (Toby Melville/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de fevereiro de 2013 às 12h19.

Londres - O novo arcebispo de Canterbury, Justin Welby, líder espiritual dos anglicanos, declarou nesta segunda-feira estar com o "coração pesado", após o anúncio da renuncia do Papa Bento XVI, mas acrescentou que compreendia "totalmente" esta decisão.

"É com o coração pesado, mas com total compreensão, que fomos informados nesta manhã da decisão do Papa Bento XVI de renunciar à seu cargo de bispo de Roma, que ele preencheu com grande dignidade, sabedoria e coragem", declarou, acrescentando que falava em nome dos "anglicanos do mundo inteiro".

"Durante a sua visita ao Reino Unido, o Papa Bento XVI mostrou a todos nós uma parte do que a vocação do Pontifício de Roma significa na prática: testemunhar o alcance universal do Evangelho e ser um mensageiro de esperança, no momento em que a fé cristã é desafiada ", disse o arcebispo de Canterbury.

A viagem de quatro dias de Bento XVI à Grã-Bretanha em setembro de 2010, a primeira visita de Estado de um Papa ao Reino Unido, foi em parte dedicada à aproximação das igrejas católica e anglicana, cinco séculos após a ruptura selada pelo rei inglês Henrique VIII.

O Papa considerou que a viagem foi "um evento histórico que marca uma nova fase" nas relações entre a Grã-Bretanha e o Vaticano.

O líder espiritual dos anglicanos também prestou homenagem ao espírito de teólogo "notável e criativo" de Bento XVI.

"Nós, que pertencemos a outras famílias cristãs, reconhecemos a importância deste testemunho e nos unimos aos nossos irmãos e irmãs católicos para agradecer a Deus a inspiração do ministério de Bento XVI", acrescentou .

"Oramos para que Deus o abençoe em sua aposentadoria, para que tenha o coração e o espírito em paz, e nós confiamos ao Espírito Santo àqueles que têm a responsabilidade de eleger o seu sucessor", concluiu.

Acompanhe tudo sobre:ReligiãoPapasIgreja CatólicaBento XVI

Mais de Mundo

Renee Good, detenção de criança e violência: como iniciaram os protestos em Minneapolis

Venezuela quer ampliar produção de petróleo apesar de excesso global

Agentes de imigração dos EUA matam mais uma pessoa em Minneapolis

Conselho da Paz de Trump tem 23 integrantes até agora; 6 países recusaram